A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017

02/05/2014 20:30

PMA e PM apreendem agrotóxico contrabandeado em ônibus de viagem

Alan Diógenes
Dentro do ônibus foram encontrados 29 embalagens com 1 kg de herbicidas. (Foto: Divulgação)Dentro do ônibus foram encontrados 29 embalagens com 1 kg de herbicidas. (Foto: Divulgação)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) e a Polícia Militar de Amambai, a 360 quilômetros de Campo Grande, encontraram durante a abordagem em um ônibus de viagem duas caixas contendo agrotóxicos vindos da cidade de Ponta Porã com destino a Dourados. A apreensão aconteceu no final da tarde de ontem (2).

Foi apresentada pelo motorista da empresa de ônibus, uma nota fiscal com a descrição do produto. Mas a quantidade transportada era menor que a correspondente na nota fiscal.

A PMA então se deslocou até a cidade de Amambai e no local foi apresentado o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico) e 29 embalagens com 1 kg de Herbicidas, estando a sua bula escrita em espanhol. Analisando os documentos apresentados a PMA concluiu que o agrotóxico saiu de Ponta Porã com a cobertura de uma nota fiscal, seria entregue em Dourados, onde outra empresa de transporte o levaria para o Estado de Minas Gerais.

Diante dos fatos o material foi apreendido e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, que investigará a empresa responsável pelo envio do produto para verificar sua situação e sobre esse transporte ilegal.

A PMA notificará também a empresa de ônibus sobre a proibição do transporte de agrotóxicos sem respeitar a legislação. O crime ambiental prevê pena de um a quatro anos de reclusão.

A empresa responsável pelo envio foi autuada administrativamente e multada em R$ 5 mil.

Documentário mostra riscos dos agrotóxicos nos alimentos
No país que mais consome agrotóxicos no mundo, há alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores ...
Ministérios criam comissão sobre impactos do uso de agrotóxicos
O MPT (Ministério Público do Trabalho) e o MPF (Ministério Público Federal) lançam na segunda-feira (31), a Comissão de Combate aos Impactos dos Agro...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions