ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeito recorre ao Tribunal de Justiça 21 dias após ser afastado do cargo

Agravo de instrumento foi impetrado ontem pelos advogados de Wallas Milfont; prefeito de Itaporã é acusado de direcionar licitação

Helio de Freitas, de Dourados | 12/05/2016 14:47
Wallas Milfont se diz vítima de armação política (Foto: Arquivo)
Wallas Milfont se diz vítima de armação política (Foto: Arquivo)

Afastado do cargo por 180 dias, em 20 de abril, o prefeito de Itaporã, Wallas Milfont (PDT), entrou ontem (11) com agravo de instrumento no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para tentar reverter a decisão do juiz Raul Ignatius Nogueira.

Milfont é acusado pelo MPE (Ministério Público Estadual) de direcionar uma licitação realizada em novembro de 2014 para a contratação de uma agência de publicidade. O caso foi investigado pela Operação Layout, Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), no ano passado.

Apresentado pelos advogados José Maciel Souza Chaves, Stheven Ouriveis Razuk e Marcus Vinicius Gomes da Silva, o recurso será analisado pelo desembargador Amaury da Silva Kuklinski, da 4ª Vara Cível.

No dia 26 de abril, a vice-prefeita Jacinta Reis Cordeiro (PR) assumiu no lugar de Wallas Milfont e determinou suspensão do atendimento da prefeitura ao público por dez dias. Ela também revogou o meio expediente dos servidores e mandou as repartições públicas municipais retomarem o horário em período integral.

“Injusto e ilegal” – Ao Campo Grande News, o prefeito disse hoje que o recurso tem como objetivo mostrar ao Tribunal de Justiça que seu afastamento foi “injusto e ilegal” e que sua permanência no cargo não atrapalhas investigações, como alegou o MPE.

“O afastamento é para não atrapalhar a investigação. Porém, já tem mais de 16 meses de investigação, na qual já foram ouvidas as testemunhas e fornecidos voluntariamente todos os documentos solicitados. Se não bastasse isso, ainda foram procedidas buscas e apreensão na minha casa, na prefeitura, na casa do assessor de comunicação da época e nas sedes das empresas. Todas as testemunhas foram ouvidas livremente, razão pela qual o fato de estar no exercício do cargo de prefeito não causará nenhum empecilho à apuração dos fatos”, afirmou.

Bens bloqueados – Além do afastamento, o juiz de Itaporã, município a 227 km de Campo Grande, determinou o bloqueio de todos os bens do prefeito e de outros dois acusados, Wagner Leite Fortes, ex-gerente de comunicação da prefeitura, e Letícia Berloffa Rodrigues, servidora do mesmo departamento.

Segundo o MPE, os três acusados tentaram dificultar a colheita de provas, além de negar que havia um acordo direcionando o certame para a vitória de empresa pré-determinada.

Armação – Em nota oficial divulgada um dia após o afastamento, Wallas Milfont afirmou ser vítima de armação por parte de um desafeto político, Rafael Campos, que se “auto acusou” de ter direcionado, a mando do prefeito, a licitação para a contratação de uma agência de publicidade.

Ele se disse “surpreso e vitimado” pela decisão ter sido tomada com base em uma “armação política” e negou ter dificultado as investigações, afirmando ter encaminhando todos os documentos ao Ministério Público Estadual.

"Apesar de todos os insultos e perseguições sofridos por mim, vindos de algumas pessoas sem caráter e hombridade, o que poderia me desmotivar de lutar por Itaporã, sinto-me fortalecido para lutar", disse Wallas Milfont.

Nos siga no Google Notícias