ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Prefeitura começa a modernizar escolas de Dourados

Viviane Oliveira | 12/10/2011 17:08
Funcionários de escolas municipais durante curso para operar novo sistema de informatização.
Funcionários de escolas municipais durante curso para operar novo sistema de informatização.

A partir do ano que vem os pais de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Dourados, poderão contar com o “Portal do Aluno”, um sistema de gestão escolar denominado E-Cidade – programa do governo federal realizado em parceria com prefeituras.

O programa vai modernizar a gestão pedagógica das escolas municipais. Através do Portal do Aluno, os pais poderão ter acesso ao boletim de notas, frequência escolar do filho, bem como gráficos e estatísticas. Os pais que não têm computador em casa com internet poderão solicitar o serviço nas escolas. Eles vão receber uma senha para acessar o sistema.

Como o serviço está sendo implantado agora, nesta primeira etapa os pais terão acesso apenas às informações do último bimestre. Em 2012, o serviço vai incluir as informações do currículo escolar do ano inteiro. O novo sistema contará também com o “Portal do Professor”, que vai informatizar todo o trabalho dos educadores.

Treinamento - Para dar início à implantação do sistema, a prefeitura contratou, através de licitação, os serviços especializados da empresa VS Tecnologia. Nesta semana a empresa ministrou a primeira etapa de treinamentos. Participaram 40 secretárias das escolas municipais que vão trabalhar no sistema.

O curso foi realizado no NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) com 40 horas de treinamento. As próximas etapas dos treinamentos prosseguem logo após os feriados da semana que vem.

O sistema também contará com a informatização das bibliotecas, controle da merenda escolar, entre outros serviços. O “E-Cidade” é apoiado pelo Ministério do Planejamento do governo federal, possui plataforma de código aberto (software livre) e já existem mais de mil escolas espalhadas no Brasil que utilizam este produto.

Nos siga no Google Notícias