ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeitura reduz toque de recolher e permite restaurantes até 22h

Novos decretos publicados hoje mantêm funcionamento de academias apenas três vezes na semana

Por Helio de Freitas, de Dourados | 30/07/2020 11:55
Vista aérea da área central de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Vista aérea da área central de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

Desta sexta-feira (31) em diante, o toque de recolher adotado por causa da pandemia do novo coronavírus será reduzido em duas horas em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Três decretos publicados nesta quinta-feira (30) pela prefeita Délia Razuk (PTB) trazem novas regras para funcionamento da cidade e estabelecem que o toque de recolher agora vale das 22h às 5h. Até hoje, é das 20h às 5h.

A prefeitura também ampliou até 22h a permissão para funcionamento de restaurantes, mas o consumo de bebida alcoólica nesses locais fica proibido a partir de 20h. Por outro lado, os decretos mantêm o funcionamento das academias apenas às segundas, quartas e sextas e cerimônias religiosas apenas duas vezes por semana.

Com as novas regras, fica vedado o consumo de bebidas alcoólicas no shopping e na praça de alimentação, nos restaurantes e similares a partir das 20h. Fica mantida a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nas ruas.

A prefeitura também mantém por mais 14 dias a suspensão de funcionamento das atividades de bares, conveniências e tabacarias.

Os serviços de conveniências e bares poderão atender somente por delivery, retirada expressa sem desembarque (drive-thru) ou retirada em balcão. Em caso de formação de fila, deve ser respeitada a distância de dois metros entre uma pessoa e outra e uso obrigatório de máscaras. Fica proibido o consumo no local.

O comércio continua liberado para funcionar de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. O shopping center pode funcionar de segunda a sábado – lojas e praça de alimentação das 11h às 21h. Mercados e atacados funcionam de segunda a sábado das 7h30 às 20h.

Os restaurantes poderão funcionar de segunda a sábado das 11h às 22h, mas só podem vender bebida alcoólica até 20h. Esses estabelecimentos, lanchonetes, cafés e padarias deverão implantar espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas e no máximo quatro cadeiras em cada mesa.

Casos – Hoje, Dourados chegou a 4.277 casos positivos do novo coronavírus. Foram 42 casos novos nas últimas 24 horas e 269 exames descartados. A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul registrou 54 mortes em decorrência da doença.

De todos os infectados, 2.746 estão recuperados, sendo 173 nas últimas 24 horas. Existem 1.477 casos ativos, sendo 1.452 pessoas em isolamento domiciliar e 25 internadas, dos quais 15 em leitos de UTI.

Os hospitais de Dourados têm também outras 17 pessoas infectadas pela covid-19 que moram em cidades da região. Existem ainda 27 pacientes internados com síndromes respiratórias, tratados como casos suspeitos de covid-19.