ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Presos por corrupção, três vereadores são levados para penitenciária

Idenor Machado, Pedro Pepa e Pastor Cirilo Ramão foram levados em duas viaturas da Polícia Civil; ex-vereador e ex-servidor da Câmara também foram transferidos para a PED

Helio de Freitas, de Dourados | 06/12/2018 10:48
Policial conduz vereadores para viatura que os levou à penitenciária de Dourados (Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News)
Policial conduz vereadores para viatura que os levou à penitenciária de Dourados (Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News)

Os vereadores Pedro Pepa (DEM), Pastor Cirilo Ramão (MDB) e Idenor Machado (PSDB), presos ontem (5) na Operação Cifra Negra do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, foram transferidos há pouco para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

Duas viaturas da Polícia Civil deixaram a 1ª Delegacia de Polícia, onde os vereadores acusados de corrupção passaram a noite. Também foram levados para a penitenciária o ex-funcionário da Câmara Amilton Salina e o ex-vereador Dirceu Longhi (PT), primeiro-secretário no período em que Idenor presidiu o Legislativo.

Antes de serem transferidos para a PED, os cinco acusados passaram por exame de corpo de delito. O médico legista foi até a carceragem da delegacia para fazer os exames. Eles são acusados de receber propina de empresas contratadas para prestar serviço ao Legislativo.

Os vereadores, o ex-vereador e o ex-servidor da Câmara foram recolhidos por força de mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz da 1ª Vara Criminal Luiz Alberto de Moura Filho. Quando a prisão é preventiva não existe prazo determinado e o acusado só sai da cadeia se conseguir um habeas corpus.

Propina – A Operação Cifra Negra desencadeada ontem pelo Ministério Público e Polícia Civil investiga fraude em licitação e pagamento de propinas a servidores públicos e membros da mesa diretora da Câmara. Cinco pessoas foram presas em Campo Grande, mas ainda não há informação sobre a identidade delas.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a ação de ontem é desdobramento das operações Telhado de Vidro e Argonautas, que investigaram crimes de fraude em licitação e corrupção ativa na Câmara de Dourados em 2013 e 2014.

A investigação aponta que as mesmas empresas se apresentavam em concorrências e agiam em conjunto. Algumas delas só existiam no papel. O objetivo era simular uma disputa de propostas. “Sem a devida a concorrência, os valores dos contratos oriundos destes processos se faziam exorbitantes”, diz o MP.

Eleição – Pedro Pepa é candidato a presidente da Câmara na eleição marcada para esta sexta-feira (7) às 14h. Cirilo Ramão é candidato a segundo-secretário na mesma chapa. Nesta manhã, a presidente da Casa Daniela Hall (PSD) informou que a eleição está mantida, mesmo com dois candidatos presos.

Com as prisões de ontem, quatro dos 19 vereadores de Dourados estão atrás das grades. A ex-secretária de Educação e vereadora Denize Portolann (PR) está presa desde 31 de outubro deste ano, acusada de integrar esquema de corrupção envolvendo licitações na prefeitura.

Denize foi presa na Operação Pregão e atualmente está recolhida em uma cela do presídio feminino de Rio Brilhante.

Também foram presos com ela o então secretário de Fazenda João Fava Neto, o então diretor de licitação Anilton Garcia de Souza e o empresário Messias José da Silva, prestador de serviço de limpeza para a prefeitura.

Nos siga no Google Notícias