ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Procura de crianças e gestantes por vacina é baixa e saúde faz alerta

Helio de Freitas, de Dourados | 26/04/2017 14:16
Campanha começou dia 17, mas poucas gestantes e crianças procuraram postos de saúde (Foto: Divulgação)
Campanha começou dia 17, mas poucas gestantes e crianças procuraram postos de saúde (Foto: Divulgação)

Quase dez dias após o início da campanha de vacinação contra a gripe, a procura de gestantes, crianças e mulheres até 45 dias após o parto ainda é baixa em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Enquanto entre os trabalhadores da saúde a cobertura é alta, com 2.672 doses aplicadas nos primeiros dias da campanha, entre os demais grupos da primeira etapa poucas vacinas foram feitas. Foram 288 crianças vacinadas, 74 gestantes e apenas puérperas.

A Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta às pessoas que ainda não tomaram a vacina, principalmente pais e responsáveis por crianças de até cinco anos de idade.

É de suma importância a vacinação das crianças o mais precoce possível, principalmente das que nunca tomaram vacina contra a Influenza. Essas precisam de duas doses, com intervalo de 30 dias, para estarem protegidas”, afirmou Carla Cristina Ribeiro, gerente de imunização da prefeitura.

Quanto a gestantes e puérperas, além de garantir a proteção individual, a vacinação é a única forma de prevenção do bebê menor de seis meses que ainda não pode receber a vacina.

Para gestantes, mulheres em período pós-parto e crianças menores de cinco anos, a vacinação vai até 2 de maio, próxima terça-feira. De 17 a 24, a mobilização foi para vacinar profissionais de saúde e crianças de seis meses a dois anos.

As dosagens para as crianças ficam disponíveis até o final da campanha com data marcada para 26 de maio, sendo possível obtê-las nos postos de saúde. A partir de maio começa a vacinação de idosos, doentes crônicos, indígenas e profissionais da educação.

O dia "D" da campanha será em 13 de maio. Em Dourados, a vacinação não contará com postos volantes e será feita apena nas unidades de saúde.

Nos siga no Google Notícias