ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Projeto do MP para melhorar educação pública chega a Caarapó

Caarapó é a quinta cidade de Mato Grosso do Sul a receber projeto; audiência pública será na quinta-feira, dia 22

Helio de Freitas, de Dourados | 19/10/2015 14:32
Audiência pública para lançamento do projeto em Rio Brilhante, no mês passado (Foto: Luciano Lopes da Costa/Divulgação)
Audiência pública para lançamento do projeto em Rio Brilhante, no mês passado (Foto: Luciano Lopes da Costa/Divulgação)

Caarapó, a 283 km de Campo Grande, é o quinto município de Mato Grosso do Sul a receber o projeto MPEduc (Ministério Público pela Educação MPEduc). O lançamento ocorre em audiência pública na quinta-feira (22) às 19h, na Câmara de Vereadores. O projeto, que tem como meta identificar os principais problemas da educação pública, já foi implementado em Dourados, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Maracaju.

Parte do projeto realizado pelo Ministério Público Federal e Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a audiência pública vai discutir os baixos índices de desenvolvimento da educação básica nas escolas públicas do município de Caarapó.

Conforme a assessoria do MPF, o MPEduc vai identificar as variantes responsáveis pelo baixo desempenho das escolas de Caarapó no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2013, o município obteve média de 5,0 nos anos iniciais e 3,7 nos anos finais da rede pública de ensino, “mesmo com os crescentes investimentos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)”.

Para que o país atinja nos próximos anos média 6 no Ideb, em uma escala de zero a 10, o MP quer ouvir os órgãos da administração pública municipal e estadual, comunidade e instituições locais sobre as demandas na área para se orientar sobre quais providências podem ser adotadas.

Vistoria em escolas – Na manhã de sexta-feira, dia posterior à audiência pública, membros do Ministério Público visitarão algumas escolas da rede pública de Caarapó, para verificar as condições das unidades de ensino.

Em seguida serão expedidas as recomendações e outras ações extrajudiciais, com a definição de prazos para que o poder público promova melhorias no ensino e na infraestrutura das escolas. Por fim, novas audiências públicas serão realizadas, para a prestação de contas à população das medidas tomadas pelo Ministério Público.

Em Mato Grosso do Sul, respondem pelo projeto o procurador da República Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves pelo MPF e o promotor de Justiça Arthur Dias Junior, pelo MPE.

Nos siga no Google Notícias