ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Secretário descarta ajuda da PF em investigação sobre morte de jornalista

Nadyenka Castro | 06/03/2012 18:10

Conforme matéria da Agência Brasil, há dificuldades típicas dos crimes encomendados a pistoleiros profissionais, mas não é preciso outra força policial

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, descarta ajuda da PF (Polícia Federal) nas investigações sobre o assassinato do jornalista Paulo Rocaro, ocorrido na madrugada do dia 13 de fevereiro, em Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.

Por meio da assessoria de imprensa, Jacini informou à Agência Brasil que o delegado responsável pelo inquérito, Odorico Ribeiro de Mendonça, da 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã, continua investigando várias hipóteses e enfrenta as dificuldades típicas dos crimes encomendados a pistoleiros profissionais, com a agravante de ter ocorrido em uma região fronteiriça. O secretario avalia que as investigações sobre o assassinato estão bem encaminhadas.

Os autores do crime ainda não foram identificados. A principal suspeita da Polícia Civil é que o crime tenha sido motivado por notícias publicadas por Rocaro.

“Somos favoráveis à entrada não só da PF no caso, mas de forças estaduais como o Bope e a Delegacia de Homicídios. A Polícia Civil aqui só tem um investigador para cuidar de todos os casos. Além disso, o Paulo teve problemas com a polícia, problemas causados por matérias que ele publicou denunciando a falta de estrutura da Polícia Civil”, declarou à Agência Brasil o radialista Diovano César, presidente do Clube de Imprensa de Ponta Porã.

César reconhece que o caso é complicado e que muitas pessoas temem prestar informações que ajudem a polícia a esclarecê-lo. Mesmo assim, ele considera que o trabalho avançou pouco.

“Já devíamos saber pelo menos o motivo. Não por se tratar de um jornalista, mas porque estamos numa região de fronteira e achamos difícil que, sem uma força-tarefa, seja esclarecido”, completou o radialista, lembrando também do assassinato de mais dois profissionais da região nos últimos dez anos.

Segundo informações do delegado da PF em Ponta Porã, Jorge Figueiredo, à Agência Brasil, a investigação do assassinato é atribuição da Polícia Civil, mesmo que tenha sido cometido em uma região de fronteira e que as suspeitas apontem para um crime cometido por pistoleiros de aluguel.

“A PF está à disposição, mas só pode prestar apoio se solicitado, por meio de um pedido que especifique a forma de ajuda necessária”, adiantou Figueiredo, revelando que a PF também tem de contornar a falta de pessoal e de recursos para vigiar a fronteiras e cumprir sua missão.

“Uma região de fronteira exige muitas ações de combate ao tráfico de drogas, contrabando e imigração ilegal. Diante da demanda, que é grande, seria necessário o reforço de pessoal e de equipamentos”, comentou o delegado, responsável por um efetivo de 42 pessoas encarregadas de 11 cidades.

“Nem todos trabalham na área fim. Muitos estão em funções administrativas, como a emissão de passaportes”.

Nos siga no Google Notícias