ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Sem-terra invadem prédio do Incra em Dourados; servidores ainda estão no local

Esta é a segunda invasão do grupo nesta segunda-feira e, segundo o MSTB, o gesto se repetirá a semana toda

Lucas Junot e Helio de Freitas | 27/03/2017 15:33
Depois de invadirem a Usina, os sem-terra agora tomaram posse do prédio do Incra em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Depois de invadirem a Usina, os sem-terra agora tomaram posse do prédio do Incra em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Integrantes do MSTB (Movimento Sem-Terra do Brasil) ocuparam a sede do Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária) nesta segunda-feira (27), em Dourados. Eles esperam o superintendente adjunto e ouvidor agrário, Argemiro Hernandes Alves, com quem negociam a vinda do presidente nacional do órgão, Leonardo Góes Silva.

O grupo de trabalhadores é o mesmo que invadiu a Usina São Fernando, também em Dourados, de propriedade dos filhos do pecuarista José Carlos Bumlai, condenado na Operação Lava Jato, na manhã desta segunda-feira (27). Eles ficaram no local por aproximadamente sete horas e saíram após decisão da Justiça que deu reintegração de posse à Usina.

Baseados em um decreto do extinto MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), os sem-terra querem a desapropriação da propriedade, que de acordo com o decreto, destinaria para a reforma agrária as terras de grandes devedores da União.

Com dívida superior a R$ 50 milhões, os sem-terra exigem três áreas para reforma-agrária em Mato Grosso do Sul.

Um dos integrantes do movimento, Vanildo Elias de Oliveira, conhecido como Douglas disse que as ocupações vão continuar durante toda a semana, até que o presidente nacional do Incra venha a Mato Grosso do Sul. "Sai a reintegração de posse de um local a gente ocupa outro. Até a usina a gente pode ocupar de novo" , ameaçou.

Os servidores do Incra de Dourados ainda estão no prédio ocupado pelo MSTB, que fica na Rua Albino Torraca, ao lado do Colégio Imaculada Conceição.

Nos siga no Google Notícias