ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Seminário sobre idosos tem coordenadora da Pastoral como palestrante

Além de Terezinha Tortelli, evento na Câmara reúne coordenadora do Conselho Nacional do Idoso e a deputada paranaense

Helio de Freitas, de Dourados | 11/08/2017 08:49
Seminário começou nesta manhã na Câmara de Vereadores de Dourados (Foto: Divulgação)
Seminário começou nesta manhã na Câmara de Vereadores de Dourados (Foto: Divulgação)

A Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Federal participa nesta sexta-feira (11) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, de um seminário sobre direitos dos idosos. O evento começou às 8h, no plenário da Câmara de Vereadores.

De acordo com a presidente do Legislativo, Daniela Hal (PSD), que propôs o seminário, os temas discutidos durante o evento vão ser usados em um documento que será referência para novas políticas públicas sobre assistência aos idosos. A cidade é a primeira do país a ser contemplada com o debate.

As palestrantes do seminário são a Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, a coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva, e a deputada federal paranaense Leandre Dal Ponte (PV).

Na abertura, os organizadores citaram que apesar de a população brasileira ter uma maior expectativa de vida atualmente, o país ainda não está preparado para atender as necessidades desse novo contingente populacional.

“Atualmente, a sociedade brasileira desestimula a participação dos idosos em diversos processos, tanto sociais, econômicos e culturais. Precisamos mudar isso”, afirmou Daniela Hall.

Enfermeira obstetra, pós-graduada em Planejamento Familiar Natural pela Universidade do Chile e especialista em Gerontologia Social, Irmã Terezinha Tortelli faz palestra neste momento sobre a “Situação atual do idoso - Direitos, violência e visibilidade”.

Em seguida ocorre a palestra da coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva, com o tema “Maior longevidade – Como o Poder Público pode se preparar para novo idoso brasileiro”.

A deputada Leandre Dal Ponte, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, vai falar sobre “Legislação em defesa do idoso”.

Nos siga no Google Notícias