A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Março de 2017

28/07/2015 14:40

Técnicos iniciam hoje limpeza e manutenção do canal de rio Paraguai

Priscilla Peres
Técnicos farão manutenção até o fim do ano. (Foto: Divulgação/Ahipar)Técnicos farão manutenção até o fim do ano. (Foto: Divulgação/Ahipar)

A Ahipar (Administração da Hidrovia do rio Paraguai) iniciou hoje uma operação de limpeza e manutenção do canal navegável do principal rio da bacia pantaneira. Até o fim do ano, a equipe vai percorrer o rio Paraguai intervindo em pontos críticos, que concentram bancos de areia e dificultam a navegação.

A equipe de manutenção, formada por 40 pessoas e maquinário saíram hoje de Corumbá e só devem retornar em dezembro. Nesse período vão percorrer uma extensão de 120 km do rio e além da manutenção do canal, farão o monitoramento ambiental e o levantamento batimétrico de conferência de rotas de navegação, atendendo às condicionantes da licença ambiental de operação do Ibama.

Segundo a Ahipar, o rio Paraguai tem uma extensão de 670 km entre Cáceres e Corumbá e o serviço de limpeza do canal, em pequenos trechos, é realizado anualmente, visando a melhoria das condições de tráfego das embarcações e a segurança dos usuários.

Mudanças - As intervenções da Ahipar na via ocorrem durante o processo de mudanças institucionais das oito administrações hidroviárias do Ministério dos Transportes, as quais, recentemente, passaram a ter vínculo diretamente ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), dentro da área aquaviária, com o encerramento do convênio com a Codomar (Companhia Docas do Maranhão).

Com a extinção da Portobras, no início dos anos de 1990, as administrações hidroviárias passaram ao vínculo da Codesp (Companhia Docas de São Paulo) e, posteriormente, à Codomar. Agora, ficarão subordinadas ao Dnit e, no caso da Ahipar, à superintendência regional do órgão em Campo Grande. A Ahipar, chefiada por Marcos de Souza Martins e com as operações a cargo do engenheiro Samuel Van Der Lan, passa por uma reestruturação.

As atribuições da Ahipar em relação ao Rio Paraguai passam a ser estritamente de manutenção e limpeza do seu canal, cujo trabalho rotineiro deverá se estender também para o tramo sul (Corumbá-Porto Murtinho). Desde 2009, a Ahipar deixou de executar o serviço de manutenção da sinalização náutica (de margem, faroletes e bóias) no tramo norte, responsabilidade esta assumida pelo 6º Distrito Naval da Marinha, em Ladário.

Por rixa antiga, adolescentes matam jovem de 18 anos a facadas
Uma briga acabou em morte na noite de ontem em uma lanchonete de Juti, município a 320 quilômetros de Campo Grande. Willian Santiago Perrengue, de 18...
PMA apreende carga ilegal de 46 mil litros de combustível para avião
A PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu durante bloqueio realizado na BR-262, em Três Lagoas - cidade localizada a 338 km de Campo Grande - uma c...
Identificados assaltantes mortos em confronto com a polícia militar
Os assaltantes mortos em confronto com a PM (Polícia Militar) na madrugada deste sábado (25) em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, foram...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions