ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Trabalhadores acusam advogado de cobrar honorário indevido de 30% sobre acerto

Caroline Maldonado | 15/04/2015 12:25
Frigorífico Independência em Nova Andradina foi comprado pelo JBS (Foto: Nova News)
Frigorífico Independência em Nova Andradina foi comprado pelo JBS (Foto: Nova News)

Ex-funcionários do frigorífico Independência, que receberam acerto trabalhista nas últimas semanas, ficaram surpresos com descontos de 30% referente aos serviços do advogado, que atuou na ação movida contra a empresa há sete anos. No entanto, eles reclamam que não deveriam pagar nada, pois eram representados pelo Sindicon (Sindicado dos Condutores de Veículos em Transporte de Nova Andradina).

Alguns ex-funcionários informaram ao jornal Nova News, que receberam os valores como o desconto, mas o presidente do Sindicon, Almir dos Santos, afirmou que aqueles trabalhadores assistidos pelo sindicato não devem arcar com honorários advocatícios. “Quem era filiado ao sindicato, estava com suas mensalidades em dia e deu entrada ao processo através da entidade não deve, de forma alguma, arcar com as despesas do advogado”, disse.

De acordo com Almir, existe uma lista com os nomes dos trabalhadores representados pela entidade e estes não terão que arcar com nenhum valor. “Caso haja desconto, vamos tomar as devidas providências para que o trabalhador receba de volta o montante que for cobrado de forma indevida”, disse o presidente do sindicato, que fez reunião nessa manhã para tratar do assunto.

Procurado pelo Nova News, o presidente do Stiana (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Nova Andradina e Região), Sérgio Miller, disse que os funcionários representados pela entidade também não terão valores descontados. “Vários ex-funcionários do Independência, filiados ao nosso sindicato já receberam seus acertos e garanto que, até o momento, eles não arcaram com nenhum centavo para pagar o advogado. Eles já contribuem para ter direito a assistência jurídica necessária”, explicou Miller.

O presidente da seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Nova Andradina, Gustavo Pagliarini, preferiu não emitir opinião sobre o caso e disse que cada caso deve ser tratado de forma individual. “Os trabalhadores que se sentirem, de certa forma, lesados por seus advogados, devem comparecer na OAB, com os documentos relativos ao processo trabalhista em mãos, que teremos o maior prazer em examinar a situação e, se for o caso, tomar as providências necessárias”, disse Pagliarini ao jornal. 

Frigorífico - O Independência foi comprado pelo grupo JGS, que disponibilizou apenas R$ 15 milhões para quitar todas as pendências trabalhistas. No entanto, a dívida com os ex-funcionários girava em torno de R$ 26 milhões. Com isso, a justiça determinou que os trabalhadores recebessem somente 58,23% do valor total a que têm direito.

Nos siga no Google Notícias