ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Treze cidades do Estado perderam habitantes em 2016, diz IBGE

Priscilla Peres | 30/08/2016 12:34

O número de habitantes em 113 municípios de Mato Grosso do Sul diminuiu entre o ano passado e este, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados mostram que Novo Horizonte do Sul perdeu 133 moradores em um ano e teve a maior queda percentual, de 3,09%.

A cidade que tinha 4.306 habitantes em 2015, hoje conta com 4.173, conforme os números. Porém, a prefeita Nilza Ramos Ferreira Marques (PSDB) diz não sentir essa redução na prática. "Levando em consideração os atendimentos de saúde e assistência social, temos a impressão de que cresceu o número de moradores".

Rio Negro que hoje tem 4.871 habitantes, perdeu 39 moradores no último ano, queda de 0,79%. Pedro Gomes e Guia Lopes da Laguna, estão juntas em terceira posição, com a redução população de 0,72%.

Em quarto aparece Nioaque que reduziu em 72 habitantes a população total, hoje estimada em 14.162. Em cinco no ranking está Bodoquena que soma 7.859 e perdeu 130 moradores ao longo de um ano.

Inocência, Sete Quedas, Jateí seguem a lista junto com Glória de Dourados, Brasilândia, Camapuã e Fátima do Sul. A exceção da última, as cidades tem em comum o fato de serem pequenas e geralmente estarem próximas de outras maiores, como Nioaque que fica próxima a Jardim e Sidrolândia, por exemplo.

Além disso, a economia da maioria dessas cidades é pautada apenas no comércio local e poder público, o que diminui a oferta de emprego e renda aos moradores. Ainda pode-se incluir nesta lista o fato de que jovens em busca de estudo ou melhores oportunidades, precisam deixar as cidades.

Nos siga no Google Notícias