ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Licitação definirá empresa que vai cuidar das árvores do Centro da Capital

Licitação para contratar responsável pelo manejo de árvores, algumas delas centenárias, será realizada em 15 de janeiro

Humberto Marques | 14/12/2017 08:09
Árvores na avenida Mato Grosso foram tombadas em 2011. (Foto: Arquivo)
Árvores na avenida Mato Grosso foram tombadas em 2011. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande marcou para as 8h de 15 de janeiro do ano que vem licitação, na modalidade “menor preço”, para contratar empresa especializada no manejo da arborização urbana do Centro da cidade. Edital nesse sentido foi publicado nesta quinta-feira (14) nos Diários Oficiais do Município e do Estado.

A descrição da concorrência 014/2017 detalha que a prefeitura busca empresas que realizarão a conservação das árvores da região central, “compreendidos pelos tratos culturais (podas, adequação da área livre e tratamento para controle de pragas e patógenos), remoção (transplante, remoção total, remoção parcial e remoção de árvore caída), destoca, trituração e destinação final dos resíduos”.

As árvores da região central estão entre as mais antigas de Campo Grande, algumas delas consideradas centenárias, existindo desde a fundação da cidade. Parte delas chegou a ser integrada ao patrimônio histórico –caso de 22 exemplares de fícus microcarpa na avenida Mato Grosso, entre a avenida Calógeras e a rua Pedro Celestino, protegidas por lei municipal em 2011; e as que se espalham no canteiro central da Afonso Pena.

Neste caso, problemas envolvendo quedas de galhos ou mesmo árvores doentes e com risco de quedas já motivaram investigações do Ministério Público de Mato Grosso do Sul sobre o processo de tombamento do canteiro central da avenida. Além disso, cuidados emergenciais, como “escoramento” de árvores ou implantação de sustentações internas já foram providenciados no início da década, a fim de manter as árvores na Afonso Pena.

Documentação e proposta das empresas interessadas deverão ser encaminahdas à Comissão Permanente de Licitação, no Paço Municipal (avenida Afonso Pena, 3.297, no Centro).

Nos siga no Google Notícias