ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Ministério entrega 716 computadores para prontuário eletrônico em 19 cidades

Flavio Paes | 03/09/2015 13:48

Nos próximos 60 dias, 130 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 19 municípios de Mato Grosso do Sul implantarão o prontuário eletrônico que reunirá as informações do atendimento prestado aos pacientes . O Ministério da Saúde entregou 716 computadores e 130 impressoras para estruturar o novo sistema.

Com os equipamentos as equipes dos postos poderão acessar gratuitamente a versão 2.0 do software (e-SUS AB). Esta nova versão vem com um aplicativo para tabletes na plataforma Android que poderá ser utilizado pelos agentes comunitários de saúde nas atividades de cadastramento de indivíduos, domicílios, além do registro das visitas domiciliares.

Dourados foi o município contemplado com maior de computadores (214 e 29 impressoras; seguida de Ponta Porã( com 93 ) e Rio Brilhante (61). Entre as cidades beneficiadas estão Amambai (30 computadores); Antonio João (19); Aral Moreira (34);Caarapó (34);Coronel Sapucaia (22);Deodápolis (33);Douradina (20);Fátima do Sul (31); Glória de Dourados (21); Itaporã(36); Jateí (27);Laguna Carapã (11);Paranhos (24 computadores);Sete Quedas (16);Tacuru (12)e Vicentina (24).

Segundo o Ministério da Saúde a estratégia integra o Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede . A modernização dos processos também representa ganho para os profissionais de saúde na hora da coleta e consolidação das informações pelo sistema.

O software é capaz de organizar a gestão do funcionamento das unidades básicas, além de permitir que todo o histórico do paciente fique reunido no prontuário eletrônico sem necessidade de papel.

Os profissionais de saúde passam a ter acesso a novos módulos de acompanhamento ao paciente, como o campo de pré-natal, onde são adicionadas informações importantes sobre a mulher nesta condição em um cartão digital dentro do prontuário eletrônico. São informações que podem ser acompanhadas por profissionais que realizam esse procedimento.

No módulo de saúde bucal, os cirurgiões dentistas poderão interagir com um odontograma eletrônico, onde são feitos registros da situação de cada dente do paciente garantindo a continuidade do cuidado em saúde bucal a cada atendimento. Antes da versão 2.0 do prontuário eletrônico esse acompanhamento era feito manualmente.

Os gestores municipais também poderão acompanhar a demanda de trabalhadores e gestores das unidades de saúde pelo prontuário eletrônico 2.0 porque nele estará registrada a produção de cada profissional da equipe.

Nos siga no Google Notícias