ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEXTA  07    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

MS aparece em 6º no ranking dos estados que mais investem em Segurança

Levantamento faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Por Mayara Bueno | 24/12/2017 14:20
Viaturas foram entregues às forças policiais. (Foto: André Bittar/Arquivo).
Viaturas foram entregues às forças policiais. (Foto: André Bittar/Arquivo).

Mato Grosso do Sul é o sexto estado que elevaram os investimentos com segurança pública, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado pelo Fórum Brasileiro do setor.

Tratam-se de despesas feitas entre 2015 e 2016 e leva em conta dados das secretarias de estaduais de Fazenda e Ministério da Fazenda. A posição de MS no ranking é em relação ao policiamento, ações de combate à violência e aparelhamento dos órgãos de segurança.

Ainda entram no cálculo, conforme o governo estadual, os gastos com os salários, investimentos em equipamentos, armamentos, viaturas, manutenção do sistema e operacionalização do policiamento, entre outras.

Está em primeiro lugar o Rio Grande do Norte, que elevou seus investimentos em 21,56%, Mato Grosso vem em segundo com 16,60%, Paraíba, 13,04%; Maranhão, 10,82%; Roraima, 9,49%; Mato Grosso do Sul, 8,81%, Paraná, 6,52%; Tocantins, 6,20%; Bahia, 2,57%; e Rio Grande do Sul, 0,34%.

Investimentos no setor em MS somaram R$ 1,1 bilhão em 2015, conforme o governo. No ano seguinte, foram aplicados R$ 1,2 bilhão. Este ano, ainda de acordo com o Executivo estadual, a meta foi investir em aparelhamento e suporte operacional.

Para o próximo ano, a ideia é começar a reduzir o deficit nos quadros da Polícia Civil e Militar. Nas duas forças policiais, existem concursos. Para Civil, a concorrência já ocorreu e já está nas últimas fases. Para PM e Corpo de Bombeiros, com 650 vagas, os concursos já foram autorizados e vão ocorrer em 2018.