ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MS e mais dois estados registraram caso de sarampo neste ano

Fabiano Arruda | 22/04/2011 17:50

Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo registraram casos de sarampo neste ano. Houve uma notificação em cada estado.

Os casos foram notificados em MS e RS no mês passado, enquanto em SP, a notificação foi registrada em fevereiro.

Em Mato Grosso do Sul, o caso foi de uma francesa de 28 anos, que chegou ao Brasil pelo Rio de Janeiro.

Ela ficou cerca de 2 dias em cada lugar, primeiro no Rio de Janeiro, depois em São Paulo, na sequência em Foz do Iguaçu, onde foi para a Argentina. Depois, veio para Mato Grosso do Sul de ônibus.

Em Campo Grande, após sentir os primeiros sintomas da doença, a turista procurou uma unidade de saúde, de onde foi encaminhada para o Hospital Dia da Prefeitura, no Bairro Nova Bahia. De lá, foi encaminhada para o São Julião.

À época, o secretário-adjunto de Saúde, Eugênio Barros, afirmou que acreditava-se que podia se tratar de dengue, pelos sintomas em comum (febre, dores no corpo e pequenas manchas).

O laboratório da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) confirmou a doença e identificou o vírus tipo D4, o mesmo que circula na França.

No Rio Grande do Sul, a doença foi identificada em uma menina de 9 anos, moradora de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. A garota viajou com a família para Iporã e Cascavel, no Paraná. O vírus é o mesmo identificado em Mato Grosso do Sul.

O último caso de sarampo de transmissão dentro do País foi em Mato Grosso do Sul em novembro de 2000. Depois disso, houve o registro de casos sempre importados, sem registro de novas contaminações dentro do País.

Em 2010, o Brasil registrou o maior número de casos da doença nos últimos quatro anos, total de 68.

O sarampo é uma doença contagiosa transmitida pelo ar quando o doente respira, tosse, espirra ou fala. Os sintomas são febre alta, tosse rouca, conjuntivite, coriza, perda de apetite e manchas avermelhadas na pele.

A vacina é a medida mais eficaz de prevenção, segundo as autoridades de saúde. O calendário vacinal prevê a primeira dose a partir de 1 ano de idade e o reforço entre 4 e 6 anos.

Mulheres com até 49 anos e homens com até 39 anos devem ser imunizados. A vacina é recomendada para quem vai viajar ao exterior e está disponível nos postos de saúde. (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias