ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS tem proposta para financiar fim de conflito, mas depende de aval da União

Anny Malagolini e Leonardo Rocha | 17/06/2016 11:05
Governador irá se reunir hoje com Ministro da Defesa (Foto: Fernando Antunes)
Governador irá se reunir hoje com Ministro da Defesa (Foto: Fernando Antunes)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), voltou a afirmar, nesta sexta-feira (17), que a solução para os conflitos envolvendo terras indígenas em Mato Grosso do Sul está nas mãos do governo federal. Somente na quinta-feira (16), ele diz ter ligado três vezes ao atual ministro da Justiça, Alexandre Moraes, para discutir o confronto em Caarapó, a 280 km de Campo Grande, onde um indígena morreu na terça-feira (14). 

Na noite desta sexta-feira, Azambuja ainda irá se reunir com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, no CMO (Comando Militar do Oeste), que está em Mato Grosso do Sul para cumprir agenda pública e acompanhar o caso. Jungmann também deve se reunir com autoridades de Dourados.

A proposta do governo sul-mato-grossense é usar repasses da dívida com a União, aproximadamente R$ 120 milhões ao mês, para financiar o chamado Fepati (Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas), criado em 2014 para a desapropriação de terras no Estado, mas que nunca foi utilizado.

As terras indígenas pertencem à União e, por lei, o governo federal não poderia comprar essas propriedades. Então, a maneira encontrada para a aquisição seria da seguinte forma: o Estado do Mato Grosso do Sul continuaria repassando o valor equivalente ao juros da dívida que tem com a União, e esta verba seria transferida ao fundo estadual.

Assim, quem faria a aquisão seria o Estado. “A parte do governo é negociar com o Ministério da Justiça, e já conversamos por três vezes com Alexandre Moraes. Ele está ciente da situação”, diz Azambuja.

O fundo orçamentário foi criado há dois anos, com base em proposta do então deputado estadual Laerte Tetila (PT), com aprovação da Assembleia Legislativa, como alternativa de solução para o conflito no campo, mas nunca saiu do papel. Ele permite captar recursos financeiros para aquisição de terras de propriedades particulares consideradas terras indígenas.

Com a aprovação do orçamento, o governo federal pode iniciar o direcionamento de recursos para que o Estado adquira as terras e doe para o governo federal iniciar o processo demarcação e destinação às famílias indígenas.

Conflito - A fazenda Yvu, em Caarapó, alvo de uma disputa territorial, foi ocupada no último domingo (12), por cerca de 300 indígenas em ação de retomada. A área integra o estudo realizado pela Fundação Nacional dos Índios (Funai) para compor a Terra Indígena Dourados Amambaipeguá I, que está em processo de demarcação há anos.

No entanto, os produtores rurais retém a titularidade das terras, e na terça-feira, um conflito entre fazendeiros e índios resultou na morte do Agente de Saúde Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos. Seis índios ficaram gravemente feridos e duas crianças sofreram queimaduras.

A Força Nacional foi acionada, e cerca de 50 agentes fazem a segurança da região, junto a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Fazenda Yva em Caarapó foi ocupada no domingo (Foto: Helio de Freitas)
Fazenda Yva em Caarapó foi ocupada no domingo (Foto: Helio de Freitas)
Nos siga no Google Notícias