A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

03/07/2009 09:35

Ocupação por carvoeiros faz prefeitura fechar as portas

Redação

A ocupação do prédio da Assistência Social de Ribas do Rio Pardo por carvoeiros fez a Prefeitura cancelar o expediente desta sexta-feira, por precaução, diz o prefeito da cidade Roberson Moreira (PPS). Ele disse que já ingressou na Justiça com mandado de reintegração de posse do prédio.

Segundo a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Mato Grosso do Sul os trabalhadores foram abandonados e estão sem ter onde dormir e como se alimentar. Eles estão desempregados desde o início do ano, devido à demissão em massa por carvoarias em decorrência da crise econômica mundial e a redução de exportações de minérios.

O prefeito alega, porém, que as indústrias já estão recontratando os trabalhadores e que muitos não são carvoeiros e estão se aproveitando da situação. Ele diz, ainda, que a falta de documentos é outro fator limitante para que sejam incluídos em programas sociais. "Muitos nem querem tirar um novo documento porque têm pendências com a Justiça", diz.

Ele relata que manteve um grupo no Hotel Veneza por quase 60 dias, mas o proprietário expulsou os trabalhadores porque o prédio foi destruído. "Ele não aceitou a destruição do patrimônio. Queimaram colchões e faziam até necessidades em cima dos colchões", conta o prefeito. Quanto à ocupação do prédio da Secretaria de Assistência Social, Roberson afirmou que volta a conversar com os trabalhadores quando eles "deixarem de radicalizar" e a situação voltar ao normal.

Para ele, muitos estão sendo massa de manobra de pessoas que têm interesse em fundar um novo sindicato para representar a categoria. "

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions