ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Para Conselho, devolução deve ser separada de revisão

Redação | 03/04/2008 09:59

O presidente do Conselho dos Consumidores de Energia de Mato Grosso do Sul, Ademar Silva Júnior, que também é presidente da Famasul, defendeu que a devolução aos consumidores de R$ 191 milhões, referentes a um erro na revisão das tarifas da Enersul de 2003, seja tratada separada da revisão de 2008. 

A discussão, afirma, deve se centrar na forma como serão devolvidos estes valores: em dinheiro ou energia. O Conselho acha que a devolução em energia é o melhor caminho. Já a Associação Brasileira de Consumidores defende que seja em dinheiro e em dobro, considerando que a cobrança foi indevida. Ademar afirma que, além da devolução, o Conselho contesta a metodologia para revisão tarifária e quer uma correção que acarretaria em mais uma redução, desta vez de cerca de 20%.  

Na manhã de hoje o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), relatou que esteve na última terça-feira com Paulo Corrêa (PR) em Brasília, reunido com a diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ficou praticamente certo o reembolso em três anos.

A justificativa para isso é que não haja desequilíbrio no caixa da empresa e que no ano seguinte não haja um susto com uma alta expressiva, que poderia ocorrer para compensar essa perda.  Na segunda-feira próxima ocorre a revisão tarifária da Enersul. Falando em números aproximados, ele disse que a tendência é de redução de 5% decorrente da revisão e mais 7% de queda como parte do reembolso aos consumidores.

Nos siga no Google Notícias