ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Penas alternativas garantem obra em escola especial

Redação | 25/06/2010 13:35

As multas pagas por réus punidos com penas alternativas viabilizaram a construção de um espaço com banheiros adaptados para a Escola Especial Colibri, em Campo Grande. A escola atende 200 crianças, adolescentes e adultos portadoras de necessidades especiais no Bairro Santa Amaro em Campo Grande.

O projeto da obra foi contemplado com recursos pela Central de Execução de Penas Alternativas (CEPA), ligada à 2ª Vara de Execução Penal.

Com os valores arrecadados de penas pecuniárias foi viabilizada a construção de cinco banheiros: um para banho e troca, outro para cadeirantes, banheiros feminino e masculino para as crianças da educação infantil e também um banheiro para os professores. Além de pias na saída dos banheiros.

A Escola Colibri oferece edução infantil e ensino fundamental além de atendimentos com pediatra, fonoaudiólogo, ortopedista, psiquiatra, etc. Os alunos, de até 60 anos, passam o dia no local e participam de diversas atividades como oficinas de artesanato.

Por meio de um convênio com a Rede Municipal de Ensino, outras 180 crianças são beneficiadas com o espaço e recebem atendimento da equipe especializada, como serviços odontológicos. Na escola, a instalação de banheiros não estava adequada para atender os alunos, no entanto agora o local está apto a atender este público especial.

Entenda - A Cepa (Central de Execução de Penas Alternativas) é vinculada à 2ª Vara de Excução Penal de Campo Grande e faz o controle da execução de penas ou medidas alternativas no Estado de Mato Grosso do Sul.

A CEPA fiscaliza os beneficiários que tiveram penas privativas de liberdade substituídas por restritivas de direito, nas modalidades de prestação de serviço à comunidade.

Com a implantação da CEPA foi possível criar um cadastro único das entidades públicas e particulares que são beneficiadas com a aplicação das penas de prestação de serviço e da pena de prestação pecuniária facilitando assim a fase de execução. Além disso, diversos programas sociais e instituições são beneficiadas, como no caso da Escola Colibri.

Nos siga no Google Notícias