Pesquisa vai avaliar perfil da população e cuidados contra obesidade em MS
Profissionais da saúde iniciaram avaliações nesta segunda-feira (26), em 16 municípios do estado.

As escolhas da população - entre alimentos leves ou mais gordurosos, prática de atividade física ou sedentarismo - são foco de uma pesquisa que teve início nesta semana em Mato Grosso do Sul com o objetivo de identificar o perfil dos entrevistados e os cuidados para evitar a obesidade. A iniciativa, realizada pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), é alusiva ao Dia da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março, e será realizada em 16 municípios.
A pesquisa será desenvolvida por meio de profissionais da saúde, que iniciaram os questionamentos na última segunda-feira (26). Haverá avaliação de medidas de peso, altura e circunferência abdominal, hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. A finalidade é incentivar escolhas saudáveis.
- Leia Também
- Epidemia: o ranking mundial de obesidade das crianças
- Prevenção à obesidade chega a escola e terá investimento de R$ 179 milhões
Serão avaliados moradores de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Sidrolândia, Três Lagoas, Cassilândia, Maracaju, Jardim, Aquidauana, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, Ponta Porã, Naviraí, São Gabriel do Oeste, Amambai e Costa Rica.
O resultado, após tabulado, será entregue à Secretaria Estadual de Saúde.
Dentro da programação do Dia da Saúde e Nutrição, será oferecida uma aula de zumba para cerca de 100 participantes, com orientações nutricionais e avaliação gratuita de bioimpedância, que avalia a composição do corpo humano, entre gordura e massa magra.
Será nesta quarta-feira (28), a partir das 18h30, na drogaria São Bento da Avenida com a Amazonas.
Sobrepeso – Na pesquisa realizada m 2017 foi constatado que, de 717 entrevistados, em 10 cidades do estado, a quantidade de sobrepesos foi de 66,52%.
Os entrevistados que apresentaram circunferência abdominal somaram 67,92%, em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Sidrolândia, Três Lagoas, Cassilândia, Maracaju, Jardim, Aquidauana e Chapadão do Sul.