ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Polêmico, projeto contra homofobia emperra no Senado

Redação | 16/02/2009 12:00

Polêmico, o projeto de lei que criminaliza a homofobia (discriminação de homossexuais) deve enfrentar neste ano mais um embate para conseguir tramitar no Senado.

A previsão é da relatora do projeto, senadora Fátima Cleide (PT/RO), que participou de um debate sobre o tema na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira. O PLC (Projeto de Lei da Câmara) 212/06, está desde 2007 no Senado, mas não conseguiu a aprovação de nenhuma comissão.

"A dificuldade maior é o enfrentamento com os fundamentalistas religiosos. Eles se organizam em uma frente parlamentar, que se diz em defesa da vida, e, infelizmente, conseguem barrar todas as possibilidade que a gente tem neste processo de aprovação da matéria", justifica a senadora sobre a lentidão que o Senado impõe ao projeto.

A proposta inclui orientação sexual e identidade de gênero na lei que já pune com prisão a discriminação ou preconceito de cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero e sexo.

Respeito - Para Frank Rossate, de 22 anos, a vigência da lei poderá representar uma melhora, mas recorda que já há outras leis em defesa dos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) que são ignoradas. "Pode não me aceitar, mas que me respeite", salienta.

O preconceito já o levou a ser expulso de casa e a ser alvo de ovos na rua. "Assumi aos 18 anos e minha mãe, que é evangélica, me expulsou de casa", recorda. Hoje, ele e a família se entenderam. "Namoro há sete meses e as famílias aceitam", conta, abraçado ao namorado Sérgio.

Preconceito

Nos siga no Google Notícias