ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Polícia Federal faz reintegração de posse em prédio ocupado por indígenas

Caroline Maldonado | 02/12/2015 18:26
Indígenas deixaram prédio com a chegada da Polícia Federal (Foto: Divulgação)
Indígenas deixaram prédio com a chegada da Polícia Federal (Foto: Divulgação)

Com a chegada da Polícia Federal, lideranças indígenas deixaram o prédio da sede do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), em Campo Grande. Cerca de 40 índios das etnias Terena e Guarani Kaiowá ocuparam o local ontem (1º), após a suspensão da nomeação do indígena Lindomar Terena para o cargo de coordenador distrital da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), em Mato Grosso do Sul.

Segundo integrantes do protesto, que preferiram não se identificar, o atual coordenador distrital, o Kadiwéu Hilário da Silva, pediu reintegração de posse e mais de 10 carros da Polícia Federal ocuparam quatro ruas ao redor do prédio para coibir a presença das lideranças. Os indígenas disseram que a manifestação é pacífica, por isso ficaram surpresos com o cerco feito pelos policiais e resolveram sair sem resistência.

Há um grupo de indígenas que é a favor da permanência de Hilário no cargo. Eles ocuparam o prédio na terça-feira (24). O manifesto fez pressão e o ministro publicou portaria suspendendo a nomeação de Lindomar. Com isso, os índios que são contra a coordenação atual resolveram ocupar o prédio ontem à noite.

Hilário foi nomeado em 2014, após reivindicação dos próprios indígenas para que um índio pudesse conduzir a Sesai no Estado. No entanto, em agosto deste ano foi anunciado que ele deixaria o cargo sob criticas de ingerência.

Hoje, durante evento na Governadoria, Hilário disse que tem o apoio de todos os caciques das comunidades do Estado e índios que não representam o movimento querem sua saída do cargo. “Quem é contra a minha gestão não são lideranças de base. Os caciques se revoltaram porque o deputado Zeca do PT e o senador Delcídio do Amaral (PT) que pediram a nomeação de outra pessoa”, disse o Kadiwéu.

Ontem, o Conselho do Povo Terena e o Conselho da Aty Guasu Guarani Kaiowá divulgaram nota conjunta defendendo a nomeação de Lindomar. As organizações afirmam que o coordenador atual não representa mais as comunidades e o pedido de troca foi uma reivindicação dos líderes que fazem parte dos conselhos.

Sobre a manifestação dessas organizações, Hilário disse que há divergências. “São pessoas que usam o nome dos conselhos para falar isso. Não faltam remédios nas aldeias como dizem. Somente os medicamentos de média e alta complexidade que são de competência do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou. Segundo ele, o apoio para sua permanência vem de 32 caciques e 18 vice-caciques.

No início da tarde hoje, no entanto, Conselho do Povo Terena e Aty Guasu Guarani Kaiowá, novamente enviou nota à imprensa informando a ocupação e defendendo a nomeação de Lindomar. “O Conselho da Aty Guasu e o Conselho do Povo Terena não permitirá discursos que desqualifiquem nossa luta histórica em prol do bem comum de nossas comunidades e iremos tomar todas as medidas contra aqueles que desafiam a autodeterminação dos povos indígenas”, diz a nota, em nome de lideranças Terena, Guarani Kaiowá, Kinikinau e Kadiwéu.

Nos siga no Google Notícias