ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Portaria vai agilizar expansão de TVs, destaca Fórum Nacional de Emissoras

De MS, a TVE Cultura vai tentar expandir o sinal da emissora pública nos 79 municípios de MS ainda em 2019

Mayara Bueno | 10/12/2018 15:04
Membros de Fórum Nacional durante reunião em São Paulo (Foto: Kemila Pellin).
Membros de Fórum Nacional durante reunião em São Paulo (Foto: Kemila Pellin).

Portaria que prevê medida para acelerar o processo de expansão de emissoras públicas e privadas foi publicada nesta segunda-feira (dia 10) no Diário Oficial da União. O presidente do Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e Televisão, Bosco Martins, afirmou durante reunião em São Paulo que a medida “injeta ânimo” para intensificar processos de interiorização e de digitalização.

A portaria 6.197-SEI/2018, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e das Comunicações, estabelece, segundo ele, “que as geradoras têm prioridade na definição do seu canal de rede no interior dos Estados”.

Para Bosco, que também é diretor-presidente da Fertel (Fundação de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), o decreto vai fortalecer os sistemas públicos de TV e acelerar os planos de expansão da TVE Cultura em todo o Estado.

Agora, a TV vai tentar expandir o sinal da emissora pública nos 79 municípios de MS ainda em 2019. Antes do decreto, a previsão era que o sinal chegaria nas 20 maiores cidades em curto prazo e a 48 até 2020.

Segundo a direção da Fertel, os sul-mato-grossenses vão acompanhar a TVE Cultura pelo canal 4.1 em qualquer cidade do Estado, não em vários canais diferentes. Dourados, por exemplo, que hoje sintoniza no 13.1, vai sintonizar, em breve, no 41.1.

O secretário do Fórum Nacional, Fábio Borba, afirma que, com a portaria, “todas as geradoras passam a ter prioridade na fixação de suas retransmissoras no interior do País”.

Nos siga no Google Notícias