ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Proposta para proibir emagrecedores entra na pauta da Anvisa na quarta

Marta Ferreira | 29/08/2011 17:45

Os diretores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vão discutir nesta quarta-feira (31) a proposta de proibição do uso de emagrecedores no País. Eles vão avaliar parecer técnico da agência sobre o assunto.

A Anvisa tem mantido posição favorável à retirada dos emagrecedores à base de sibutramina e anfetamina (anfepramona, femproporex e mazindol) do mercado. O argumento da agência é que que os benefícios proporcionados pelas substâncias não compensam os riscos à saúde do paciente, que vão de problemas cardíacos a alterações do sistema nervoso central.

As entidades que representam a classe médica são contrárias à proibição do uso dos remédios. Em nota divulgada no mês passado, o CFM (Conselho Federal de Medicina) defendeu que a proibição dos inibidores de apetite reduz as possibilidades de tratamento de pacientes obesos.

A categoria defende que a Anvisa torne mais rigorosa a prescrição e a venda desse tipo de medicamento, mas não bani-los do mercado. O CFM ameaça recorrer à Justiça para manter os remédios no mercado.

Nos siga no Google Notícias