ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Saúde comunica indício de circulação da nova gripe

Redação | 16/07/2009 19:11

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou nesta quinta-feira o primeiro indício de que o vírus Influenza A (H1N1) circula no Brasil. Houve um caso, no estado de São Paulo, cuja transmissão não tem vínculo com pessoas que viajaram a outros países ou tiveram contato com elas. Segundo o ministro, a rede pública já está estruturada para atender a população, as ações de comunicação serão reforçadas e o país receberá mais medicamentos contra a gripe, em um estoque adicional.

"Este é um fenômeno esperado na transmissão, particularmente com as características dos vírus influenza, que já vem ocorrendo em outros países", disse Temporão. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), há sete países em que a transmissão do vírus é considerada sustentada: Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido. O Brasil seria o oitavo.

Desde 26 de junho, o Ministério da Saúde havia anunciado que o enfoque da vigilância mudaria. Pelo novo protocolo, as pessoas com sintomas leves de gripe devem buscar seu médico ou um posto de saúde, que indicarão o tratamento adequado para cada pessoa. O ministério alerta que todos os indivíduos com síndrome gripal que apresentam fator de risco para as complicações de influenza, requerem - obrigatoriamente - avaliação e monitoramento clínico constante de seu médico assistente, para indicação ou não de tratamento com Oseltamivir, além da adoção de todas as demais medidas terapêuticas.

"A confirmação da doença pelos laboratórios serve para monitorar a doença, mas não para determinar o tratamento. O tratamento para cada caso é definido pelos sintomas que a pessoa apresenta", disse Temporão. Isso significa que quem tiver indicação para tomar o medicamento iniciará o tratamento independente do resultado dos exames. Ele reforçou que pessoas que apresentarem sintomas de gripe devem procurar um posto de saúde ou seu médico de confiança. "São esses profissionais que farão a avaliação do seu estado de saúde e indicarão o melhor tratamento", complementou.

Temporão também confirmou o total de 11 óbitos em decorrência da doença até o momento no Brasil

Nos siga no Google Notícias