ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

STJ suspende processos de embriaguez no trânsito após decisões opostas

Marcio Breda | 21/12/2010 13:04

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu por tempo indeterminado os processos que tramitam em segunda instância e que questionam provas utilizadas pelo Judiciário para caracterizar estado de embriaguez ao volante.

Segundo o STJ, a 3ª Seção do Tribunal será a responsável por definir quais meios de prova são legítimos, além do bafômetro, para a caracterização do estado de embriaguez do motorista. Os processos ficarão paralisados até que seja feita a uniformização da jurisprudência.

A medida foi adotada após duas decisões opostas terem sido tomadas por duas turmas do próprio Tribunal. Ambos os motoristas se negaram a passar pelo teste do bafômetro, mas tiveram embriaguez constatada pela autoridade policial. Um teve a ação penal trancada e foi liberado pela Justiça, enquanto o segundo teve o Habeas Corpus negado e respondeu pelo crime.

A antiga redação do artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exigia apenas que o motorista estivesse sob influência do álcool, sem indicar quantidade específica, sendo capaz de atender à exigência um simples exame clínico.

Com a aplicação da Lei n. 11.705/2008, que incluiu na redação do artigo que a concentração máxima de álcool por litro de sangue pode ser de no máximo seis decigramas, a prova técnica é indispensável para a comprovação, só podendo ser aferida com o uso do chamado bafômetro ou com o exame de dosagem etílica no sangue.

O objetivo dos magistrados é utilizar novos tipos de provas para determinar embriaguez ao volante, sem interferir no direito dos motoristas a se negarem a soprar o etilômetro ou fornecer sangue para exame clínico.

Nos siga no Google Notícias