ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

UFMS divulga resultado de vestibular e chama classificados para matrícula

Processo seletivo foi retomado neste ano e abriu 1.616 vagas em 111 cursos. Mais de sete mil candidatos fizeram as provas em 21 de janeiro

Humberto Marques | 03/02/2018 09:42
Quase sete mil candidatos fizeram as provas do vestibular da UFMS, de olho nas mais de 1.600 vagas. (Foto: Divulgação)
Quase sete mil candidatos fizeram as provas do vestibular da UFMS, de olho nas mais de 1.600 vagas. (Foto: Divulgação)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou o resultado do Vestibular de Verão 2018, já convocando os candidatos classificados para efetuarem a matrícula a partir de 8 de fevereiro. As provas envolveram mais de sete mil candidatos a uma das 1,6 mil vagas nos 111 cursos de graduação da instituição, nos campi da Capital e interior do Estado.

Os editais foram publicados no site da UFMS na noite de sexta-feira (2), constando os candidatos classificados, eliminados e treineiros (que fizeram o exame mas ainda não atendem as exigências para cursar a universidade). Os “classificados” foram relacionados a partir da inscrição deferida e segundo o desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017 e na prova objetiva do vestibular.

A relação de aprovados em geral pode ser consultada no site da UFMS ou por meio deste link. Já o resultado para o vestibular de Medicina pode ser conferido aqui.

Matrícula – As matrículas da primeira chamada no vestibular da UFMS serão realizadas entre os dias 8 e 9 de fevereiro, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, na Secretaria Acadêmica da Unidade de Administração Setorial (escola, faculdade, instituto e campus) onde o curso é oferecido.

Processo seletivo foi realizado em 21 de janeiro nas cidades onde a UFMS está instalada. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Processo seletivo foi realizado em 21 de janeiro nas cidades onde a UFMS está instalada. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

O edital com a relação de candidatos convocados e os documentos exigidos para a matrícula também foram divulgados na noite de sexta-feira –clique aqui para ler. Quem não efetuar a matrícula no prazo estipulado perderá a vaga.

Concorrência – As provas do vestibular da UFMS foram realizadas em 21 de janeiro, das 8h às 12h, nas cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Na Capital, os candidatos fizeram as provas nos campus da Uniderp, Uems e na Cidade Universitária da UFMS.

A retomada do vestibular da UFMS ocorreu neste ano. Conforme o reitor Marcelo Turine, o objetivo é “atender a uma demanda que recebemos de vários professores e coordenadores do Ensino Médio, que apontaram a necessidade de se ter um olhar regional, dando mais oportunidade aos estudantes de Mato Grosso do Sul”.

Via assessoria, ele destacou também que espera a redução na evasão escolar com o vestibular. Outra meta com a ação foi dar uma oportunidade a estudantes que não tiveram boa pontuação no Enem e, com isso, ganham nova chance de ingressar na instituição.

A classificação do vestibular da UFMS é formada pela nota do Enem e da prova –composta por 60 questões e organizada pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). Das 13 mil inscrições realizadas inicialmente, 8.028 foram deferidas (entre pagas e isenções).

Contudo, a abstenção foi de 13,9%, já que 1.123 candidatos não compareceram aos locais indicados para realizarem as provas –realizadas por 6.905 candidatos. Segundo a Fapec, houve 11 eliminações: quatro por uso de celulares, três por relógios, dois por falta de apresentação do RG (Registro Geral) e dois por uso de lápis e borracha.

Foram colocados em disputa 1.616 vagas em 111 cursos de graduação da UFMS. Medicina, com 3.456 inscritos para 24 vagas (concorrência de 144 candidatos por vaga), foi o curso mais procurado no Vestibular de Verão. 

Nos siga no Google Notícias