Não transforme a viagem do outro em uma missão
Uma pessoa que adora facilitar sua própria vida e dificultar a dos outros certamente não tem uma boa imagem
Antigamente, era muito comum as pessoas pedirem para quem fosse viajar que trouxesse alguma encomenda, que fosse visitar determinada pessoa, ou qualquer outra tarefa aproveitando que a pessoa estaria em determinado local. Mas hoje, não se faz um pedido desses a quem vai viajar. Primeiro porque você tomará o tempo valiosíssimo da pessoa que está viajando. Segundo, porque pode transformar a viagem da pessoa em uma missão desagradável.
Semanalmente trago temas relacionados à etiqueta social aqui porque é o que mais têm pesado na imagem pessoal de forma geral. A vestimenta é simples de adequar, a comunicação nem tanto, mas o comportamento, esse sim é o que mais tem dado confusão.
Quando a pessoa viaja para a Europa ou Estados Unidos, por exemplo e você pede alguma encomenda eletrônica, ou maquiagem, ou qualquer outro item, isso irá gerar uma taxa a mais da pessoa, irá contar no peso da bagagem dela, que também poderá ser taxado, e pior, além da questão financeira, tem a questão do tempo que a pessoa vai gastar para procurar ou comprar o item que você pediu. Sem falar no risco de extravio e pela segurança. Como alguém vai se responsabilizar pelo seu item ou mala? Isso seria justo?
Conheço pessoas que evitam avisar que vão viajar para evitarem o risco de receberem pedidos inconvenientes. Nos dias de hoje existem milhares de serviços de redirecionamento de compras no exterior, e inclusive frete internacional. Mas muita gente acha mais vantajoso incomodar quem vai viajar do que gastar um pouco a mais com o frete.
E se a viagem for dentro do país, vale o mesmo. Tem o peso da bagagem, o espaço disponível que a encomenda vai usar e ainda por cima a função que a pessoa terá para atender o seu pedido, principalmente gastando o tempo dela. Anota essa dica: pense bem antes de fazer um pedido só para facilitar a sua vida e dificultar a vida do outro.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
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