ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

A colheitadeira que transformou as fazendas e mudou o mundo

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/07/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Cyrus McCormick era um ferreiro de apenas 22 anos. Seu pai já havia tentado inventar uma máquina para colher trigo, mas desistiu. Mas, no verão de 1.831, o filho resolveu trabalhar por seis semanas na ferraria da família. E criou uma ceifadeira. A princípio, foi apenas uma curiosidade na Virginia, Estado dos EUA. McCormick teve outra ideia para vender sua máquina. Resolveu demonstrar a fazendeiros a diferença que fazia. Ficaram curiosos com aquela engenhoca que descreveram como "um trenó com algumas máquinas em cima, puxado por um cavalo". Havia uma lâmina de corte e peças giratórias. Segurava a cabeça da planta do trigo e a cortava do caule. McCormick só andava ao lado da máquina e juntava os caules do trigo em pilhas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

700% de aumento na produção.

A colheitadeira tomou conta das fazendas do norte dos Estados Unidos. Como podiam colher mais, podiam plantar mais. Também deixaram de utilizar mão-de-obra, especialmente a escrava. A produção de trigo norte-americano aumentou 700%. Na Guerra Civil, a máquina de McCormick, possibilitou imensos contingentes de soldados para o exército do norte, um dos pontos fundamentais para sua vitória. Escravidão chegava ao fim e venceriam a guerra.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A grande depressão agrícola  inglesa de 1870.

Na década de 1870, a Inglaterra sofreu sete anos de péssimas colheitas. Enquanto os EUA tinham se tornado um gigante agrícola, graças à colheitadeira de McCormick. As pradarias norte-americanas ganharam uma produtividade espantosa. Enquanto os EUA produziam 700% a mais, a produção de trigo inglesa caiu mais de 40%.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O fazendeiro que criou um imposto sobre fazendeiros.

No auge da crise agrícola inglesa, o governo fez algo muito estranho. Criou um imposto destinado a castigar ainda mais os fazendeiros. Foi chamado de "death duties", um imposto sucessório, sobre a herança de um fazendeiro falecido. O criador do imposto foi Sir William George Granville Harcourt, o ministro do tesouro, um dos mais ricos fazendeiros. Um homem que nunca foi benquisto por ninguém. Conhecido pelo apelido de "Jumbo" devido ao seu magnífico volume esférico. O imposto começou cobrando 8% sobre as propriedades e terminou cobrando 60%.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma bela época que foi destruída.

Do ponto da vida doméstica, nunca houve época mais interessante e movimentada.  A vida doméstica saiu, em poucos anos, de um lugar onde imperava a luz de velas, as sangrias feitas com sanguessuga, as viagens a pé, as notícias que chegavam com semanas ou meses de atraso para um tempo com navios a vapor, trens velozes, telégrafo, fotografia, anestesia, encanamentos domésticos, iluminação a gás, medicina com assepsia, refrigeração.... dezenas de pequenas modificações, desde o sabão em barra até o cortador de grama de empurrar. A Inglaterra que marchava a passos largos em seu desenvolvimento, viu a inércia, a pobreza tomar conta de suas fazendas. E tudo mudou.

Nos siga no Google Notícias