ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

A escola tradicional não se conecta com o cérebro

Mário Sérgio Lorenzetto | 03/11/2019 08:25
A escola tradicional não se conecta com o cérebro

Se há algo claro para Salman Khan é que não temos de limitar as crianças com nossa própria aprendizagem. Elas nasceram em outro tempo. Khan é matemático, engenheiro elétrico e em informática foi formado em Harvard e no MIT e espremeu seu cérebro para criar uma nova maneira de educar. Descobriu que a chave era buscar as conexões com outras áreas. Assim identificou a "grande falha" da escola tradicional: o conteúdo das aulas é dado fragmentado, em temas auto-conclusivos. Com todas as conexões cortadas.

A escola tradicional não se conecta com o cérebro

72 milhões de pessoas estudam com a plataforma de Khan.

Desde que criou, em 2009, a Academia Khan, uma plataforma online gratuita e sem publicidade (sem lucro), onde 72 milhões de pessoas de todo o mundo seguem alguma de suas 7.000 lições em vídeo, umas 100 horas de conteúdo que abarcam desde a aritmética até a Revolução Francesa. Seus modelos pedagógicos são muito diferentes pois montam conexões entre os temas e geram exercícios automaticamente. "É mais fácil entender uma ideia se puder relacioná-la com outra que já conhece", explica Khan. E dá um exemplo: a genética é estudada na biologia e no cálculo de probabilidade das matemáticas. As duas estão estreitamente relacionadas. Estudá-las separadamente, limitam a compreensão e dão uma imagem errônea de como funciona o universo.

A escola tradicional não se conecta com o cérebro

A capacidade de atenção de um aluno é de 10 a 18 minutos.

O diagnóstico dado por Khan é de que a humanidade está vivendo um ponto de inflexão que só ocorre a cada 1.000 anos. Isso fará que novos modelos educativos surjam sobre uma base científica: a primeira base é conhecer que a capacidade de atenção de um aluno varia entre 10 e 18 minutos, no entanto, as aulas continuam sendo de 50 ou 60 minutos. Por que estas descobertas científicas não são aplicadas nas escolas? questiona Khan. O sistema é tão burro e arcaico que costuma se manter na inércia, não querem trabalhar com novos dados científicos. Desejam que tudo continue como está. Quem ganha com isso? Certamente não são os alunos.

Nos siga no Google Notícias