ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

A matança de idosos em tempos de nazismo.

Mário Sérgio Lorenzetto | 26/03/2020 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No dia 1 de setembro de 1939, os nazistas criaram um programa de extermínio que visava a eliminação de idosos, deficientes físicos, doentes mentais e doentes incuráveis. Como uma coisa dessas pôde ocorrer em pleno século XX, no coração do Ocidente democrático e "civilizado"? O nazismo não é uma ideia louca surgida do nada. E mais importante, essas ideias estão vivas até hoje.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Como podem dormir em paz?

Como uma autoridade, ou uma pessoa comum, podem conviver com sua consciência após contemplar, como se olhassem para um lago, a morte de tantos humanos? Fica mais fácil dormir à noite quando se acredita que seus atos estão corretos. Hitler convenceu alemães - e muitos brasileiros - de que após a matança, nasceria um mundo melhor.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O carimbo da ciência.

A matança de idosos (de judeus, de ciganos e tantos outros) não ocorreu no vácuo, seguiu décadas de aceitação científica da desigualdade entre os humanos. Essa "ciência" se chamava eugenia.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Eugenia, o filho bastardo de Darwin.

A eugenia nasceu do impacto da publicação, em 1859, de um livro que mudaria para sempre o pensamento ocidental: "A Origem das Espécies", de Charles Darwin. Ele demonstrou que os mais aptos vivem mais e deixam mais descendentes dentro de uma espécie.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O primo de Darwin entortou a teoria.

Darwin restringiu sua teoria ao mundo natural. Mas Francisco Galton, seu primo, adaptou o darwinismo, de uma maneira muito torta, às sociedades humanas. Galton dizia que se os membros das "melhores famílias" se casassem com parceiros escolhidos, poderiam gerar uma raça de homens mais capazes. A partir das palavras gregas para "bem" e "nascer" , esse britânico criou o termo "eugenia" para batizar sua teoria. Isso ocorria no momento que Gregório Mendel demonstrava a existência da genética.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os programas eugenista antes dos nazistas.

Vários programas eugenista começaram a ser realizados em um país que é difícil de acreditar. Ao contrário do que muitos pensam não foi na Alemanha, e sim nos Estados Unidos. Começaram a criar e castrar humanos como se fossem cavalos. A Fundação Rockefeller bancava parte dessas experiências. Algumas universidades de primeira linha, como Stanford, ofereceram cursos para a prática da eugenia.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

60 mil esterilizados à força nos EUA.

As primeiras vítimas foram pobres da Virginia. Depois vieram negros e mexicanos. Em seguida, alcoólatras e epiléticos. Nos EUA, não houve matança de idosos. Mais de 60 mil foram castrados e esterilizados à força. Em seguida, a Suécia e a Finlândia começaram a adotar programas semelhantes. A Suécia tornou-se o polo dos estudo dos gêmeos com finalidade de demonstrar a eugenia.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Hitler copiou.

Portanto, quando Hitler começou a adotar essa ideia de assassinato em massa, não estava inventando nada. Copiava e aumentava a lista dos humanos que deveriam ser desprezados. Joseph De Jarnette, o maior castrador de pobres nos EUA, afirmou invejoso que Hitler "está nos vencendo em nosso próprio jogo".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Fila para morrer.

Em 1939, o nazismo começou a usar o gás Ziklon B para eliminar os humanos desprezados. A fila de idosos era longa. Pretendiam eliminar 70 mil pessoas "indignas de viver". O programa foi suspenso após protestos. Mas serviu de ensaio para os campos de concentração.
Hoje sou eu, um idoso. E amanhã, em qual fila vocês estarão?

Nos siga no Google Notícias