ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

As pessoas com aneurisma não sabem... até a ruptura

Mário Sérgio Lorenzetto | 11/04/2019 06:27
As pessoas com aneurisma não sabem... até a ruptura

Um vaso sanguíneo que conduz o sangue até o cérebro. Em algum ponto de suas paredes, uma má formação fez com que ele fosse muito fino. Nesse lugar fino, ele incha como se fosse um balão. Está formado o que tecnicamente chamam de "aneurisma". Bem simples: um vaso que irriga o cérebro, muito fino desde que você nasceu, inchou e... bem, o resto desse filme de terror depende de você.

As pessoas com aneurisma não sabem... até a ruptura

A maioria nunca saberá.

A maioria das pessoas que têm essa má formação em algum vaso, viverá com ela e nunca saberá, mas há casos em que a pressão é muito alta. Essa pressão fará com que o vaso dilatado se rompa e que o compartimento que separa o cérebro de uma membrana que o protege, chamada aracnoide, se inunde do sangue que sai pela ruptura. Isso pode ocorrer com um pico de tensão ou outra causa, nem sempre controlável, mas o resultado é sempre o mesmo: uma hemorragia sob a membrana aracnoide. As consequências podem ser devastadoras, mas o problema também pode ser superado se sofrer nenhuma sequela. Mas não se esqueçam, os aneurismas conduzem a uma alta mortalidade na fase aguda e nos meses que se seguem à ruptura.

As pessoas com aneurisma não sabem... até a ruptura

Rapidez. Vire o "The Flash" em caso de aneurisma.

A chave do êxito está na rapidez. Caso perceba um aneurisma em alguém próximo, não hesite, leve-o a um hospital, ainda que seja de qualquer maneira, sem muito jeito. O tratamento que se administra entre as primeiras 24 a 72 horas depois do derrame, passa por selar a ruptura com técnicas avançadas. Quem chegar a um hospital em poucos minutos, terá boas chances de vida. Se demorar algo como meia hora para levar a pessoa com um aneurisma a um hospital, as chances de vida serão mínimas.

As pessoas com aneurisma não sabem... até a ruptura

Como descobrir que você têm um vaso fino dilatado no cérebro.

Vale a pena repetir: a maioria das pessoas nunca saberá que têm um vaso fino dilatado no cérebro. Só os mais espertos descobrem essa anomalia e prolongam suas vidas por muito tempo. É muito simples: façam uma ressonância magnética. Se pensar em posto de saúde, a chance de conseguir uma ressonância é quase a mesma de ganhar na loteria. Esqueça dessa alternativa. Sabe aquela churrascada do próximo fim de semana? Não faça. Economize essa e mais umas duas delas. Faça o exame com seu dinheiro e não morra em vão. Duas ou três churrascadas nada significam em sua vida. Esse vaso dilatado e fino significa tudo.

As pessoas com aneurisma não sabem... até a ruptura

Como se dessem uma machadada na cabeça.

The Flash está preparado? Vai começar o jogo de vida ou morte. Uma vez que se abre a brecha no vaso sanguíneo, a pressão no cérebro começa a aumentar e o sangue deixa de chegar a seu destino o que pode causar danos irreparáveis no órgão mestre de nosso corpo.
Os sintomas costumam ser explosivos, muito chamativos e claramente identificáveis. São dores de cabeça que se apresentam de forma súbita é que os pacientes descrevem como se tivessem levado uma machadada na cabeça, a pior dor que tiveram na vida. Não é uma dor de cabeça comum, plenamente suportável. É insuportável.
Há raros casos que essas dores vão num crescendo ao longo de semanas. São casos para médico saber. Para nós, reles mortais, o que vale é a dor tipo machadada na cabeça.
Essa dor insuportável na cabeça costuma ser acompanhada por náuseas, vômitos e visão borrada. Os médicos dizem que devemos prestar atenção naquelas pessoas que estão com essa dor insuportável na parte traseira do olho, se a pupila está dilatada e se há intumescimento de um lado do rosto. Isso é difícil para o leigo comum. Só há duas "sacadas" simples: faça ressonância e preste atenção na dor de cabeça tipo machadada na cabeça.
Também há aquela "velha opinião formada sobre tudo": não beba, faça exercício... você já conhece esse papo.

Nos siga no Google Notícias