ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Os que criaram os movimentos jovens idealizam os da velhice

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 27/03/2024 08:10
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O jovem foi inventado. Até os anos sessenta, o que existia era uma divisão por classes: tinha proletário, patrão, burguês, classe média, aristocrata... Eventualmente, cor da pele e etnia separavam as pessoas. Mas a invenção dos jovens aglutinou todo mundo. O jovem era padre, o jovem era preto. O jovem era pobre, rico, classe média. Nessa época, o jovem se desfez de todas as outras atribuições e de marcas políticas. O jovem passou a ser uma categoria política. Essa mesma geração está inventando o velho.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
E fez-se a pílula!

E apareceu uma pílula. Era anticoncepcional. A saia encurtou. Surgiu o rock and roll. Um monte de independências aconteceram. Moçambique, Angola, Guiné.... Muitos nem perceberam, mas elas mudaram a configuração internacional. Os negros, mudos, começaram a falar. Começaram a enxergar culturas que não eram as europeias e a norte-americana. Você via milhares de jovens indo para a Índia, botar as roupas locais e experimentar outras comidas e religiosidade. O Oriente chega exatamente na hora em que a "psique", a psicologia e psiquiatria tomam relevância. E aparece o LSD. Ao contrário do que muitos imaginam, o LSD não era uma droga para dar barato em festa, era um "instrumento de autoconhecimento".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os primeiros nem nem.

Nos anos sessenta, o mundo estava em uma "nice", a economia mundial atingia seu auge. Os jovens olhavam para o pai e diziam: "tô fora, não estudo mais". "E nem trabalho". Logo depois, a economia foi pro brejo com a crise do petróleo. E John Lenon cantava: "The Dream is Over", o sonho acabou. Não tem mais dinheiro. Todos voltando para a escola e para o trabalho. Mas o jovem continuou existindo. Hoje, tem setenta anos e está inventando a velhice. Não há rebeldia. É um novo movimento capitalista.
Nos siga no Google Notícias