ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 31º

Momento Saúde Bucal

Implante dentário pode ter rejeição?

Marco Polo Siebra (*) | 21/03/2023 15:15

Olá, pessoal, hoje vamos falar de um assunto muito interessante. Implante dentário pode ter rejeição?

Ouço muitos pacientes chegarem para mim e falar que teve rejeição no implante, mas isso não existe. Sim é verdade que se fala muito isso por ai devida aos insucessos de implantes, mas afirmo para vocês que não existe rejeição dos implantes pelo organismo. Os implantes são feitos de titânio e esse material é inerte ao osso. Ou seja, o organismo o recebe muito bem, por isso que ocorre a osteo integração, que é o crescimento ósseo envolta do implantes.

Os insucessos, ou as perdas dos implantes estão relacionados a alguns fatores como:

1) Técnica operatória de instalação dos implantes, que estão sob a responsabilidade do profissional que vai executar. O tecido ósseo é muito delicado e sensível, então o procedimento deve ser muito bem planejado, como por exemplo utilizar uma broca bem afiada para fazer a perfuração no osso, usar muita irrigação com soro para não aquecer, não esquentar o tecido ósseo e um bom travamento primário na hora da instalação do implante. Vocês observaram a responsabilidade do dentista para executar a cirurgia?

2) Outra coisa extremamente importante que também está sob a responsabilidade do dentista é o plano de tratamento da instalação dos implantes. Esse plano de tratamento envolve uma avaliação clínica, uma avaliação radiográfica bem definida e por fim uma avaliação da saúde geral do paciente. Com esses dados em mãos o dentista tem condições de realizar um plano de tratamento ideal para cada caso dos pacientes. É nessa avaliação que o profissional vai eliminar ou minimizar todas as intercorrências possíveis que podem acontecer, como por exemplo uma qualidade de osso que não é tão boa que possa prejudicar o travamento primário do implante dentro do osso.

3) Uma outra coisa também bastante importante é o planejamento da prótese que vai nesse implante, pois se essa prótese não for bem planejada pelo o dentista, depois que ela for instalada no implante ela pode prejudicar o implante. Então mais uma vez o profissional que vai executar o implante tem toda a responsabilidade no sucesso do resultado final do implante e da prótese sobre o implante.

4) E por fim o pós-operatório depois da cirurgia de implante. Esse pós-operatório está sob a responsabilidade do paciente. Ele deve seguir rigorosamente todas as orientações que o dentista passar por escrito do que ele deve ou não fazer após o procedimento cirúrgico. Essa é a única faze que realmente é de total responsabilidade do paciente, mas desde que ele seja orientado por escrito de preferência. Podemos sim ter perdas de implantes, mas eles estão mais ligados as condutas dos profissionais dentistas do que de responsabilidade dos pacientes, de qualquer forma não existe rejeição de implante e também não tem dor.

E aí gostaram dessas informações, compartilhem com quem vocês gostam e precisa de implante. Um forte abraço até o próximo vídeo!

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias