ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  25    CAMPO GRANDE 14º

Momento Saúde Bucal

Sensibilidade dentária: as pastas de dente podem ajudar

Por Marco Polo Siebra (*) | 04/04/2024 11:46

A sensibilidade dentária é uma condição comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando a camada externa protetora do dente, o esmalte, se desgasta, expondo a dentina subjacente. A dentina contém pequenos túbulos que conectam a superfície do dente aos nervos internos. Quando exposta, a dentina pode permitir que estímulos externos, como alimentos quentes, frios, doces ou ácidos, alcancem os nervos, causando sensações de dor ou desconforto.

As pastas de dente para sensibilidade são formuladas para ajudar a aliviar esses sintomas de várias maneiras:

1. Bloqueio dos canais de dor: o nitrato de potássio e o cloreto de estrôncio são compostos frequentemente encontrados em pastas de dente para sensibilidade. Eles trabalham bloqueando os túbulos na dentina, impedindo que os estímulos externo atinjam os nervos e causem dor.

2. Formação de uma barreira protetora: algumas pastas de dente contêm ingredientes como o fluoreto de sódio, que ajudam a fortalecer o esmalte e formar uma camada protetora sobre os dentes. Essa barreira ajuda a proteger a dentina exposta e reduzir a sensibilidade.

3. Redução da inflamação: alguns ingredientes têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação nos tecidos ao redor dos dentes, aliviando assim a sensibilidade.

É importante ressaltar que as pastas de dente para sensibilidade podem levar algum tempo para mostrar resultados significativos. Geralmente, é necessário usar essas pastas regularmente, conforme indicado pelo dentista, para obter o máximo benefício.

Além disso, é essencial abordar a causa subjacente da sensibilidade dentária. Problemas como cáries, recessões gengivais, bruxismo (ranger dos dentes) ou erosão do esmalte precisam ser tratados para evitar que a sensibilidade persista ou piore.

Se a sensibilidade dentária persistir ou piorar mesmo com o uso de pastas de dente para sensibilidade, é fundamental consultar um dentista. Eles podem realizar uma avaliação completa e recomendar o tratamento mais apropriado para sua condição específica.

A Sensodyne é uma das marcas mais conhecidas no mercado, mas temos muitas outras como Colgate Total, Crest, Oral B, Elmex, Parodontax e muitas outras. Mas qual é a melhor, Marco Polo? Isso só consigo te falar com precisão mediante uma avaliação. Fale com seu dentista e veja qual é a melhor para seu caso. Fica a dica.

E aí, gostaram dessas informações? Então compartilhe e se tiver alguma dúvida, me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Um forte abraço, até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias