ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º
Dia Mundial do Meio Ambiente: O que fazer para cuidar do planeta?

Conteúdo Patrocinado

Dia Mundial do Meio Ambiente: O que fazer para cuidar do planeta?

Uma importante reflexão para que o Dia Mundial do Meio Ambiente se torne uma pauta diária na sua rotina

Post Patrocinado | 04/06/2021 07:30
Animais registrados pela equipe da ARATER Consultoria Ambiental. (Foto: Bióloga, Kátia Fortes, 2017)
Animais registrados pela equipe da ARATER Consultoria Ambiental. (Foto: Bióloga, Kátia Fortes, 2017)

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, certamente escutaremos muito sobre a importância de preservá-lo. Mas, apesar de toda a comoção que a pauta ambiental gera sob a perspectiva da retórica, a verdade é que na prática, em diversos espaços sociais, a temática ambiental se faz distante. Deixar de lado a consciência diária sobre o que fazer com o próprio lixo, a água que você consome, a energia que é desperdiçada e o quanto isso implica em danos ao Meio Ambiente é nadar contra a corrente da preservação e da transformação do planeta.

Além disso, alguns conceitos sobre preservação e sustentabilidade devem ser ampliados e além de difundidos, aplicados. Sim, combater o desperdício na torneira, por exemplo, é importante, mas não haverá o que economizar se fizermos pouco caso do problema na sua origem: o desmatamento fora da lei, a poluição e as mudanças do clima. Sem florestas e saneamento nas cidades, não há água pura, não há bom clima. Sem água limpa e equilíbrio climático, não há produção sustentável para atender ao aumento da população. Afinal, há como sobreviver num mundo onde o Meio Ambiente é desrespeitado e não valorizado?

Por isso, é necessário aproximar-se do Meio Ambiente e abraçá-lo como um velho amigo que nunca deve ser esquecido. Deixá-lo entrar na rotina como amores inesperados, quando você percebe, já se encantou.

Obtida através da câmera de monitoramento da ARATER Consultoria e Projetos (Foto: Divulgação)
Obtida através da câmera de monitoramento da ARATER Consultoria e Projetos (Foto: Divulgação)

Quando você coloca o Meio Ambiente distante, as pessoas não se comprometem e o sentimento de transformação parece, para muitos, ser difícil de alcançar. Por isso, na rotina familiar, no trabalho, no caminho para a casa, na educação dos filhos, na escola, o Meio Ambiente é onde você está, assim, deve ser assunto diário e ser materializado em gestos e ações. Só assim é possível tocar uma geração que pode ser capaz de produzir com menos impacto, de forma mais sustentável.

É válido lembrar que, nos últimos anos, o Meio Ambiente tem recebido atenção e preocupações, pois dele dependem a nossa qualidade de vida e o futuro de nossa Terra. É com essa visão que, mesmo em meio aos desafios, há 39 anos, o engenheiro Ireno Golin, fundador da ARATER é um dos profissionais que continua resistindo e contando com a comunidade para se engajar na luta pela produção sustentável e pelo Meio Ambiente mais preservado.

Formada por um time de pesquisadores e profissionais dedicados e treinados, a ARATER acredita e mostra todos os dias que é possível compatibilizar a produção e o desenvolvimento de forma harmônica e responsável.

O planeta é finito, os recursos são finitos, por isso, vale reiterar, o desenvolvimento deve ser sustentável. Mato Grosso do Sul é privilegiado com recursos naturais, a parte hídrica, o Aquífero Guarani; os biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica; a fauna e flora rica em diversidade, e a economia crescente. Novos empreendimentos e investimentos, o desenvolvimento das regiões, o agronegócio acontecendo, com isso a esperança de vida melhor a todos.

“Mas para tudo isso prosperar, temos que ter a responsabilidade ambiental, o desenvolvimento sustentável, ou seja, suprir as necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras. E é nesse contexto, que a ARATER acredita e trabalha, com responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, pontua o engenheiro florestal Rafael Mariano.

Fotos de Reflorestamento de APP - Antes e depois dos atendimentos realizados pela ARATER. (Foto: Divulgação)
Fotos de Reflorestamento de APP - Antes e depois dos atendimentos realizados pela ARATER. (Foto: Divulgação)

A analista ambiental Camila Guerbas destaca que o Dia Mundial do Meio Ambiente é dia de reflexão que não pode passar batido. É o momento de trazer à tona a discussão sobre ações diárias, tanto individuais quanto coletivas, de preservação ambiental.

“Não somente a preservação e cuidado com os ecossistemas em que vivemos hoje, mas, principalmente as nossas ações relacionadas de hoje que impactarão no futuro. Temos a responsabilidade de passar por este planeta deixando condições adequadas para a vida dos que virão. O Dia do Meio Ambiente é o momento de disseminarmos essa missão para todos”, destaca.

Pequenos gestos também se tornam grandiosos quando o assunto é preservação, destaca Engenheira e Diretora Máyra Golin, gestora da ARATER.

“Entendendo que a fumaça gerada no meu terreno implica em má qualidade do ar ao meu vizinho; que o lixo que eu jogo na rua entope os bueiros e que a área permeável da minha casa que eu selo com concreto contribui para os alagamentos, faz-nos sentir parte desse ecossistema e nos comprometermos com a manutenção do mesmo visando equilíbrio e perpetuidade”.

Por isso, o que o amanhã representa para você? Talvez apenas mais um dia, mas para a natureza, com toda a sua exuberância, essas 24 horas são decisivas à sua preservação.

Pare e pense, em que você pode contribuir para que esse amanhã saudável exista?

Sobre a ARATER – Desde 1982, a ARATER reflete sobre tal questionamento e age para que exista essa perspectiva, desenvolvendo projetos na área ambiental com excelência, respeito ao Meio Ambiente e ao cliente, buscando sustentabilidade e equilíbrio.

Dentre os principais serviços realizados estão consultoria ambiental, industrial e rural, consultoria técnica e assessoria em agronegócio, regularização de passivos ambientais, estudos de impactos, elaboração de programa de educação ambiental, realização de eventos de educação ambiental, perícias ambientais, execução de reflorestamento, monitoramento ambiental e outros.

Para saber mais você pode conferir todos os conteúdos pelo site, Instagram e também Youtube.

O telefone para contato é o (67) 3352-4311.

ARATER Consultoria Ambiental está localizada na Travessa Torres, 60 – Bairro Monte Castelo. (veja como chegar).

Neste ano, ARATER completa 39 anos de história, credibilidade e cuidado com o Meio Ambiente. (Foto: Divulgação)
Neste ano, ARATER completa 39 anos de história, credibilidade e cuidado com o Meio Ambiente. (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias