ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Conteúdo Patrocinado

Projeto que inova com educação transformadora chega à Capital

"Craque na Vida” atende alunos da Rede Municipal, com atividades de Língua Portuguesa até de Educação Física

Post Patrocinado | 23/01/2024 09:00
o ser estimulado ao protagonismo, o aluno passa a ter uma relação de valor com a vida, fato que reflete em casa, no rendimento escolar e na relação com os educadores. ( Foto : Divulgação)
o ser estimulado ao protagonismo, o aluno passa a ter uma relação de valor com a vida, fato que reflete em casa, no rendimento escolar e na relação com os educadores. ( Foto : Divulgação)

Conhecer as habilidades de inteligência de cada estudante é um passo importante para promover uma transformação na educação. Esta é a proposta inovadora do projeto “Craque na Vida”, que tem sido desenvolvido em Mato Grosso do Sul e chega neste ano às escolas de Campo Grande.

Na Capital, serão beneficiados 29.742 alunos, do 6º ao 9º Ano, da Rede Municipal de Ensino, com ações que englobam desde a disciplina de Língua Portuguesa até Educação Física. Por meio de dinâmicas que envolvem as inteligências múltiplas, o método inclui as famílias e toda a comunidade escolar.

A abordagem pedagógica estimula o positivismo e valoriza as habilidades individuais e em grupo do estudante, visando à formação humana prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao ser estimulado ao protagonismo, o aluno passa a ter uma relação de valor com a vida, fato que reflete em casa, no rendimento escolar e na relação com os educadores.

Responsável pela implantação do “Craque Na Vida”, a professora Fabiana Aparecida Cáceres, mestre em Educação e Formação de Professores, explica que “a iniciativa é pautada na identificação do potencial de cada participante, suas potencialidades e suas fragilidades. A partir disso, fazemos formação voltada aos professores para que eles façam a mediação do processo educativo”.

O material pedagógico Craque Na Vida (Editora Avante) inclui livros, suporte pedagógico e ferramentas tecnológicas, sendo que o conteúdo é apresentado por meio da história de um menino de 11 anos, chamado Craque. Ele passa por situações desafiadoras, frustrações, e ao se autoperceber, por meio da mediação de seu professor e ter acesso a recursos que lhe promovem o autoconhecimento, acaba por descobrir o poder de suas escolhas e formas de se realizar.

Método

Professora mestre Fabiana esclarece que várias ferramentas são usadas no processo, tanto para alunos, quanto para professores. O estudante responde a uma pesquisa, por meio de uma ferramenta digital, para identificar as inteligências multiplicas (linguística, lógico-matemática, corporal cinestésica etc). Em seguida, é direcionado para o projeto de vida.

Os professores recebem um relatório individual de cada aluno e de cada grupo. Já a direção da escola tem acesso ao resultado de toda a unidade escolar. Com abordagem interdisciplinar, os professores planejam suas aulas direcionadas para cada turma, utilizando-se de metodologias ativas, na qual um estudante se conecta a outro para promover uma aprendizagem colaborativa, ou seja, aquele que domina um conteúdo ajuda quem tem mais dificuldade. “Assim um estudante vai fortalecendo o outro”, acrescenta Fabiana.

Exemplo de resultado gerado a partir da utilização da ferramenta para identificação das habilidades de inteligência.
Exemplo de resultado gerado a partir da utilização da ferramenta para identificação das habilidades de inteligência.

Prevenção 

Com a perspectiva de ampliar o trabalho as ferramentas também mapeiam o ambiente escolar e identificam ameaças, como violências verbais, físicas e até mesmo a presença de armas no ambiente escolar ou seu entorno. Com as informações é possível atuar além da prevenção, mas também para estimular mudanças de comportamentos e promover ambientes saudáveis.

Um exemplo bem sucedido ocorreu na zona rural do município de Bonito, em 2023. Na localidade, alunos e professores fizeram uma campanha para conscientizar a comunidade sobre violência, bullying e uso de drogas. “Os alunos apresentaram à comunidade os desafios que eles vivenciavam e as famílias participaram. Foi muito interessante”, ressalta a professora Fabiana.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site ( clique aqui ).

Nos siga no Google Notícias