ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Ataques de escorpiões já aumentaram 180% este ano em relação a 2017

De janeiro a outubro de 2018, a Sesau registrou 411 incidentes, por outro lado, durante todo o ano de 2017 foram apenas 147 casos

Danielle Valentim | 15/11/2018 12:00
Escorpião encontrado em bairro no Bairro Eldorado. (Foto: Henrique Kawaminami)
Escorpião encontrado em bairro no Bairro Eldorado. (Foto: Henrique Kawaminami)

O ano ainda não acabou e o número de vítimas de escorpiões em Campo Grande, quase triplicou em 2018. De janeiro a outubro deste ano, 411 incidentes envolvendo o aracnídeo foram registrados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde ), o dado representa um percentual de 180%, já que durante todo o ano de 2017, apenas, 147 pessoas haviam sido picadas.

Os números não param de subir. No ano passado, o aumento foi de 110%, já que em 2016, apenas, 70 pessoas se envolveram em incidentes com escorpiões.

O problema do surgimento dos aracnídeos nos quintais, quartos e banheiros de residências é que além da dor, a picada de algumas espécies levam a morte. Moradores do bairro Eldorado, por exemplo, esgotaram as tentativas de exterminio e prevenção, mas eles não param de aparecem nos últimos quatro meses.

Explicação - Essa época do ano se tornamais frequente a aparição destes animais, pois há uma oferta mais abundante de alimento, como baratas e outros insetos, por exemplo. Desta forma, o animal acaba se desalojando e se torna presente principalmente nas áreas com maior umidade.

Medidas - É necessário que o morador tome algumas medidas para evitar incidentes, como tampar ralos de banheiro, pias e tanques, principalmente em locais onde já houveram outras aparições destes animais. Evitar andar pela casa à noite com a luz apagada.

Deve também combater baratas e outros insetos que são alimentos para o escorpião.Organizar materiais no quintal que podem ser fontes de abrigos para os escorpiões, aranhas,lacraias e outros.

Bairros mais afastados e próximos à áreas de matas são mais suscetíveis a presença destes animais. Por isso é preciso ficar atento e tomar as devidas precauções.

Atenção - Se o morador encontrar algum animal deve entrar em contato com o CCZ para receber as orientações e, se for o caso, agendar visita. O número do serviço é 3313-5026 (horário comercial) ou no 3313.5000 .

Direto das Ruas – As sugestão de matéria chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

 

Nos siga no Google Notícias