ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Direto das Ruas

Bebê com pneumonia está em UPA há 2 dias aguardando vaga em hospital

Miguel Araújo de Oliveira, de 6 meses, foi levado para UPA Moreninhas na madrugada de segunda-feira; médicos orientaram família a procurar Defensoria Pública

Silvia Frias | 27/03/2019 08:34
Miguel está fazendo inalação e perdeu cerca de quatro quilos desde que começou a piorar (Foto: Direto das Ruas)
Miguel está fazendo inalação e perdeu cerca de quatro quilos desde que começou a piorar (Foto: Direto das Ruas)

Anderson Miguel Araújo de Oliveira, de seis meses de idade, está internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas desde a madrugada de segunda-feira, com quadro de pneumonia grave, aguardando transferência para hospital.

A mãe do bebê, Sulemar de Araújo, 29 anos, contou que o médico de plantão entregou a ela um boletim médico sobre o filho, sendo orientada pelos médicos da UPA a fazer comunicado à Defensoria Pública para entrar com ação para garantir vaga com urgência. 

Miguel começou a passar mal há cerca de 15 dias, tendo dificuldade para respirar e chorando muito. A avó materna, a aposentada Rosimeire de Araújo, 48 anos, disse que o bebê foi levado para a UPA, sendo medicado com antibióticos, xarope e inalação caseira. “Ele só ia piorando”, lembra.

No domingo, o estado de Miguel piorou. “Ele chorava muito, foi ficando febril, fizemos inalação e nada de melhorar”. Na madrugada para segunda-feira, a mãe conseguiu levá-lo à UPA Moreninhas, onde ele permanece até agora.

Boletim médico com diagnóstico de pneumonia (Foto: Direito das Ruas)
Boletim médico com diagnóstico de pneumonia (Foto: Direito das Ruas)

No boletim médico, consta que Miguel apresenta “dispneia intensa, pulmões roncos e sibilos”, com diagnóstico de pneumonia, “quadro grave, sem melhora com a medicação atual”. A transferência foi considerada necessária, mas, até agora, não há qualquer previsão.

Silmara está na UPA e acompanha o tratamento do filho. “Eles falam que eu tenho de esperar pela vaga, eu espero, mas e meu filho? Ele tá piorando”, disse. Segundo ela, o bebê perdeu de 3 a 4 quilos desde a internação. “Ele não consegue mamar, fica sem ar, tem que voltar para inalação”.

O pai de Silmara foi à Defensoria para ingressar com ação e pedir vaga com urgência.

A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e aguarda retorno.

Direto das Ruas - A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias