ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

Castração de gatos de presidiários é interrompida após 3 meses

Em julho o procedimento atendeu a 20 felinos, mas nos meses seguintes não houve novas ações

Geniffer Rafaela | 27/09/2022 18:35
Policiais penais Rodrigo Silva e Amanda Barbosa em primeira ação do “preso guardião” (Foto: Divulgação)
Policiais penais Rodrigo Silva e Amanda Barbosa em primeira ação do “preso guardião” (Foto: Divulgação)

Três meses após início das castrações de gatos que pertencem a detentos do Presídio de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande, apenas 20 gatos passaram pelo procedimento. Segundo um dos idealizadores do projeto, a interrupção foi dada pela falta de anestesia no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Rodrigo Gonçalves Silva, de 42 anos, conta que desde o início, o projeto “Preso Guardião” foi projetado para levar a castração a outras instituições penais, além do presídio da Máxima. A primeira ação conjunta entre policiais penais e o CCZ foi realizada no final do mês de julho, quando, no total, foram castrados 20 gatos.

Pouco tempo após a primeira ação, o policial penal levou outro animal para realizar o tratamento, mas logo foi intimado a buscá-lo. “Eu levei até eles, ele foi examinado, mas pouco depois pediram para que eu o levasse para uma clínica particular por não terem como mantê-lo internado”, explica.

Ao contatar novamente a equipe, Rodrigo foi informado que as castrações seriam interrompidas por estar em falta anestesias necessárias para a realização das cirurgias. “Depois que eles tiraram as fotos e fizeram o marketing que queriam fazer, eles viraram as costas”.

Sensibilizado pela causa animal, o policial penal ainda compartilha o desejo de garantir que a tutela desses animais passe a ser oficialmente de responsabilidade do Estado. “Os gatos habitam órgãos públicos então seria muito interessante porque o Estado poderia prover esses cuidados”.

Procurada pelo Campo Grande News, a Sesau (Secretária Municipal de Saúde) informou que pode ser que tenha havido um contingenciamento, mas os procedimentos continuam sendo realizados no órgão normalmente, chegando a 600 castrações em média por mês. Sobre a ação no presídio, a assessoria de imprensa informou que seria apuraria com a coordenação do CCZ.

Direto das Ruas - O pedido de ajuda chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias