ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Desvio por obra no Trevo Imbirussu trava entrada de casas e causa transtornos

Avenida Marechal Deodoro está interditada e fluxo sentido centro deságua todo na Túlio Alves Quito

Por Kamila Alcântara | 06/10/2025 18:23

A obra no Trevo Imbirussu, que liga as avenidas Marechal Deodoro, Bandeirantes e Manoel da Costa Lima, começou a causar transtornos para moradores de ruas menores do Bairro Guanandi, em Campo Grande. As interdições começaram nesta segunda-feira (6) e, pelo canal Direto das Ruas, uma moradora relatou ter precisado chamar a polícia para conseguir entrar na própria casa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A obra no Trevo Imbirussu, em Campo Grande, tem causado transtornos aos moradores do Bairro Guanandi. As interdições, iniciadas nesta segunda-feira, resultaram em desvios que transformaram ruas locais em rotas alternativas, gerando conflitos de tráfego e bloqueando acessos residenciais.A intervenção faz parte da implantação de faixa exclusiva de ônibus entre os terminais Bandeirantes e Aero Rancho, com investimento de R$ 9,6 milhões. Moradores relatam falta de fiscalização e sinalização adequada, tendo que recorrer à polícia para acessar suas residências.

Quem vem pela Deodoro, no sentido bairro-centro, agora precisa seguir pela Rua Túlio Alves Quito, depois pela Rua Jussara, cruzar a Manoel da Costa Lima e retornar ao trajeto pela Avenida Bandeirantes, via Travessa Rica. O problema é que essas vias têm mão dupla, mas os motoristas que utilizam o desvio invadem a contramão e bloqueiam a entrada das residências.

“Quem desce da avenida transformou a rua da minha casa em mão única. Tentei acessar minha casa e não conseguia. Precisei chamar a Polícia Militar para ter ajuda e entrar na garagem”, contou Cleison Fernando Pereira, 38 anos, morador do cruzamento usado como rota alternativa.

Desvio por obra no Trevo Imbirussu trava entrada de casas e causa transtornos
Desvio relatado pela moradora que está causando transtornos (Foto: Reprodução)

Segundo ele e a esposa, as ruas menores não têm estrutura para receber o volume de veículos que passaram a circular pela região. Cleison enviou vídeos mostrando filas de carros ocupando os dois sentidos da via.

“O mínimo que deveria haver é um guarda de trânsito aqui. Se a rua foi transformada em sentido único, é preciso melhor sinalização. Não é possível que a gente tenha de chamar a polícia toda vez que for entrar em casa”, desabafa.

A reportagem questionou a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) sobre o reforço na fiscalização e a organização do tráfego na região, mas ainda não houve resposta. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Obra - A interdição faz parte da reestruturação para implantação da faixa exclusiva de ônibus que vai ligar o Terminal Bandeirantes ao Terminal Aero Rancho. As intervenções começaram após a conclusão de quatro novas estações ao longo da via.  As rotas alternativas são:

  • Sentido Centro/Bairro: Rua Potiguaras

  • Sentido Leste/Oeste: Rua Barra Mansa / Rua Jaime Ferreira Barbosa

  • Sentido Bairro/Centro: Rua Túlio Alves Quito / Rua Jussara / Travessa Rica / Avenida Bandeirantes

O ponto de ônibus da Rua Clineu da Costa Moraes com a Avenida Cuiabá será provisoriamente transferido para o cruzamento das ruas Amin Lescani e Potiguaras até o fim das obras.

A Agetran informou que será implantada sinalização provisória em todo o trecho impactado para orientar motoristas e pedestres. Agentes de trânsito também estarão no local nos primeiros dias de interdição para prestar informações aos condutores.

Desvio por obra no Trevo Imbirussu trava entrada de casas e causa transtornos
Mapa com as rotas de desvio e as interdições (Foto: Reprodução/Prefeitura)

A obra do corredor de ônibus da Avenida Marechal Deodoro (Gunter Hans) tem valor de R$ 9,6 milhões e prazo de 12 meses para conclusão. Os trabalhos começaram no fim de março deste ano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.