A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

04/11/2010 14:26

Abertura de lojas no feriado do dia 20 está indefinida

Redação

Ainda está indefinida a abertura do comércio de Campo Grande no dia 20 de novembro, quando é feriado em Mato Grosso do Sul, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O atual acordo coletivo entre patrões e empregados do comércio não considera esse feriado, pois ele foi criado este ano, mas já está em vigor.

A solução, segundo o Sindicato dos Comerciários, será incluir as regras para o funcionamento do comércio no acordo coletivo deste ano, que está em fase de negociação.

Conforme o vice-presidente da entidade sindical, Nelson Benitez, assim como tem sido estabelecido para a abertura das lojas nos feriados, deverá ser dada uma compensação financeira ao funcionário, além de uma folga.

O feriado do dia 20 foi instituído em todo o Estado no dia 1° de setembro deste ano por meio da lei n°. 3.958, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares.

Decisão- A definição do acordo coletivo da categoria é esperada para os próximos dias. Segundo Nelson Benitez, o sindicato está aguardando uma convocação da entidade patronal para apresentação de uma nova proposta.

Na semana passada, o sindicato patronal ofereceu 6% de reajuste. Os sindicalistas querem 15% para quem ganha o piso salarial, atualmente em R$ 600.

A classe também pede aumento do valor pago pelo feriado trabalhado, passando de 7% para 10% do salário de um dia. A rodada de negociação não tem data definida.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions