ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Aneel proíbe corte de energia de 153,4 mil famílias de baixa renda em MS

De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo serviço na maior parte do Estado, são 153.485 famílias cadastradas

Gabriel Neris | 21/07/2020 17:50
Corte de energia está proibido em casas de família de baixa renda (Foto: Henrique Kawaminami)
Corte de energia está proibido em casas de família de baixa renda (Foto: Henrique Kawaminami)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (21) conjunto de medidas para garantir a continuidade do serviço em meio à pandemia da covid-19. Entre as determinações está a proibição de corte de energia por falta de pagamento de famílias de baixa renda até o fim do ano.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo serviço na maior parte do Estado, são 153.485 famílias de baixa renda cadastradas, referentes ao mês de junho.

A medida também beneficia casas com pessoas que dependam de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida e unidades que deixaram de receber fatura impressa sem autorização do consumidor.

De acordo com a agência, a proibição de corte será válida enquanto durar o estado de emergência da pandemia.

Atualmente, o prazo vai até o fim do ano, porém a partir de 1o de agosto voltará a ser permitida a possibilidade de cortes de energia para consumidores residenciais que não pagaram a conta e relacionadas ao fornecimento de energia aos serviços e atividades considerados essenciais, desde que os consumidores sejam reavisados.

Nestes casos, a distribuidora deve enviar ao consumidor nova notificação sobre pendência de pagamentos, ainda que já tenha feito em período anterior.

A partir de 1º de agosto também estará autorizado atendimento presencial ao público e entrega mensal da fatura impressa.

Permanece proibido o procedimento de cancelamento da tarifa social de energia elétrica. O reinício será efetuado de acordo com o Ministério da Cidadania.

Nos siga no Google Notícias