A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

21/07/2008 09:32

Ano pode fechar com juros básicos a 14,25% no País

Redação

Analistas de mercado esperam aumento de meio ponto percentual da taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que será realizada amanhã (22) e quarta-feira. A estimativa consta do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central, elaborada com projeções de analistas de mercado sobre os principais indicadores da economia.

Atualmente a taxa básica de juros está em 12,25% ao ano e em 2008 já teve dois aumentos de meio ponto percentual. A Selic é referência para outras taxas de juros e é usada pelo Banco Central para ajudar a conter a inflação.

Para o final do ano, a estimativa é que os juros básicos cheguem a 14,25%. Para 2009, os analistas aumentaram a projeção de 13,50% para 13,75%.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles tem dito que a inflação deverá convergir para o centro da meta de 4,5% no próximo ano. Neste ano, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), está acumulada até maio em 6,06%, próxima do limite da meta de 6,5%.

Ao definir a meta de inflação, o Conselho Monetário Nacional estabeleceu uma margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos do centro da meta. Ou seja, a inflação estará na meta se ficar no intervalo de 2,5% a 6,5%. Mas os analistas de mercado já projetam o IPCA em 6,53% ao final de 2008. Para o próximo o ano, que tem a mesma meta, a expectativa é que a inflação seja de 5%. 

No caso de a meta de inflação não ser cumprida, cabe ao  Banco Central comunicar por meio de carta aberta ao ministro da Fazenda o motivo para o descumprimento, as medidas que serão adotadas para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos e o prazo para o qual se espera que as providências produzam efeito.

A última vez que houve descumprimento da meta foi em 2003, quando a inflação medida pelo IPCA chegou a 9,3%. Naquele ano, o limite superior da meta era de 6,5%, com centro em 4%.

Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions