A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Setembro de 2017

27/07/2017 07:42

BNDES quer privatizar companhias de gás até o 1º semestre de 2018

Priscilla Peres
Companhia de gás de MS deve ser uma das primeiras a ser privatizada. (Foto: Governo MS)Companhia de gás de MS deve ser uma das primeiras a ser privatizada. (Foto: Governo MS)

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) estima, que a privatização de companhias de gás dos estados, deve ser concluída até o primeiro semestre de 2018. Visto que várias empresas estrangeiras têm se mostrado interessadas nos ativos brasileiros.

Mato Grosso do Sul está na linha de frente das privatizações, junto com Pernambuco. Ambas já tiveram os editais para iniciar a desestatização lançados pelo BNDES e devem ser as primeiras a sair das mãos dos governadores.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o chefe do Departamento de desestatização do BNDES, Fenando Camacho, disse que tem visto que o setor desperta grande interesse, principalmente de empresários de fora do Brasil.

"Temos tido um grande interesse de players (internacionais), tanto daqueles que já estão no Brasil, operando no setor, quanto (empresas que estão) de fora. Temos tido o interesse de companhias da Ásia, do Japão e China, da Europa...", disse ao Valor.

Ainda de acordo com Fernando Camacho, o processo de privatização dará preferência aos atuais acionistas das concessionárias, como a Gaspetro e a Mitsui, porém, ambas ainda não se posicionaram interessadas na compra dos ativos.

Em 2015 a Mitsui comprou 49% da Gaspetro, da Petrobras, sendo agora sócia direta de três estados, entre eles Mato Grosso do Sul. A MSGÁS (Companhia de Gás de MS) pertence ao governo (51%) e a Gaspetro (49%), com participação da empresa japonesa dentro da representante da estatal.

Os editais lançados nessa semana pelo BNDES tão início ao processo de privatização. Até o fim do ano eles devem contratar empresas para fazer levantamentos sobre as companhias. Em seguida, o banco deve lançar o edital para a venda da empresa.

 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions