ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Com nova estrutura, Porto Murtinho vai exportar 20% da soja de MS

Novo terminal portuário de Porto Murtinho vai realizar nesta semana primeiro embarque à Argentina

Leonardo Rocha | 07/04/2020 08:32
Novo terminal portuário em Porto Murtinho (Foto: Chico Ribeiro - Governo MS)
Novo terminal portuário em Porto Murtinho (Foto: Chico Ribeiro - Governo MS)

Com o novo terminal portuário, que fará o primeiro embarque nesta semana, a cidade de Porto Murtinho, que fica a 440 km de Campo Grande, deverá exportar 20% da soja de Mato Grosso do Sul, a partir de 2021. A expectativa é que com dois portos, faça o embarque de 2 milhões de toneladas no ano.

De acordo com o governo, Mato Grosso do Sul irá inclusive dobrar as exportações de grãos para Argentina, via Porto Murtinho. O novo porto construído pela empresa FV Cereais, tem previsão de exportar 500 mil toneladas até o final do ano e pretende chegar a 1,5 milhão (toneladas) ano que vem.

Já o outro porto (Agência Portuária de Porto Murtinho) tem a expectativa de exportar 500 mil toneladas de soja neste ano, sendo que já fez nestes quatro meses, três embarques para Argentina. Para o secretário de Produção e Desenvolvimento, Jaime Verruck, trata-se de um eixo importante dentro da rota bioceânica.

“Esse foi o posicionamento que tomamos desde o início. Porto Murtinho, pela sua posição estratégica, se tornou a melhor opção de exportação de commodities, onde o produtor terá um ganho adicional de dez dólares por tonelada”, destacou o secretário.

Com investimento de R$ 90 milhões, o novo porto tem capacidade para 30 mil toneladas, já tendo a previsão de mais R$ 20 milhões para construção de um segundo armazém. Outro empreendimento que começou as atividades em março foi o Terminal de Triagem Mecari, que vai dar suporte e controle para o fluxo de cargas.  Também faz o controle da entrada dos caminhões, para organizar fila e não gerar transtornos à população no perímetro urbano.

Nos siga no Google Notícias