ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Com quinta redução consecutiva, conta de luz acumula queda de 23,2%

Nícholas Vasconcelos | 05/04/2013 17:34
Deputado Marquinhos Trad (PMDB) lembra que está e a quinta redução na conta dos consumidores da Enersul (Foto: Divulgação)
Deputado Marquinhos Trad (PMDB) lembra que está e a quinta redução na conta dos consumidores da Enersul (Foto: Divulgação)

A redução de 9,49% na tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciais da Enersul vai representar uma economia que chega a R$ 10 no valor final da conta de quem utiliza 100 kV/ hora. Com a quinta redução consecutiva, a conta de luz do consumidor sul-mato-grossense teve redução de 23,25% nos últimos seis anos.

O deputado federal Marquinhos Trad (PMDB) explica que em 2007 o valor cobrado pela energia elétrica no Estado era de 0,43 kV/hora e atualmente é de 0,36 kV/h. Com a revisão, esse índice cairá para 0,33 kV/hora.

“É a quinta redução em seis anos, que é resultado de uma fiscalização séria, técnica e responsável. A questão da energia elétrica no meu Estado tem duas épocas: uma antes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e outra depois da CPI”, comentou o deputado. Ele lembra da investigação feita pela Assembleia Legislativa, e presidida por ele, e que investigou a atuação da concessionária que atende 74 municípios e 878 mil moradores de Mato Grosso do Sul.

Para o parlamentar, hoje existe igualdade de discussão para a redução da tarifa e que isso possibilitou as seguidas quedas no valor da energia paga no Estado.

O preço da energia elétrica da Enersul foi definido hoje em uma audiência na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em Brasília (DF), do qual o deputado participou.

A nova tarifa entra em vigor no dia 8 de abril e terá validade por um ano, até abril de 2014. Os consumidores vão perceber a diferença nas contas a partir de maio, após as novas leituras dos medidores.

O contrato firmado entre governo Federal e Enersul, concessionária que pertence ao Grupo Rede, vale por 30 anos e prevê reajustes tarifários anuais e, a cada cinco anos, a revisão tarifária.

Os 839 mil consumidores residenciais pagarão menos 9,49%, assim como os consumidores comerciais de baixa tensão, que sofrerão uma redução de 8,74%. Já os consumidores industriais vão pagar mais caro com a alta de 10,4% no valor da tarifa.

A Aneel analisou também o pedido de revisão tarifária dos consumidores atendidos pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que atua no interior de São Paulo, e da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). “O único que teve redução foi Mato Grosso do Sul”, destacou Marquinhos.

Além da Enersul, cinco municípios do Estado são atendidos pela concessionária Elektro.

Nos siga no Google Notícias