ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Crescem endividamento e inadimplência de campo-grandenses no mês de março

Índice dos que não terão condições de pagar as contas é o maior desde fevereiro de 2020

Ana Oshiro | 01/04/2021 10:57
Centro da Capital antes do fechamento por decretos (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Centro da Capital antes do fechamento por decretos (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

De acordo com a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada nesta quinta-feira (1º) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o endividamento e a inadimplência cresceram entre os campo-grandenses no último mês de março.

Conforme a pesquisa, o índice de famílias que informaram ter dívidas como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros passou de 59,3% em fevereiro para 62,7% em março.

Já os indicadores de inadimplência estão maiores. Em março, 34,2% disseram que têm contas em atraso, contra 32,7% e o índice dos que disseram que não terão condições de pagar as contas passou de 11,7% a 12,9%, o maior desde fevereiro do ano passado.

Os dados acompanham o que aconteceu em âmbito nacional. O percentual de famílias endividadas no Brasil alcançou 67,3% do total em março deste ano, uma alta de 0,6 ponto percentual em relação ao mês anterior e de 1,1 ponto em comparação a março de 2020.

“São números que acendem um alerta, diante dos impactos econômicos que temos percebido com o recrudescimento da pandemia”,  observa a economista do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio), Daniela Dias.

Nos siga no Google Notícias